Economia Solidária . . . . . . . . .

Incentiva projetos e criação de grupos produtivos através da transferência de conhecimento e de tecnologia para os empreendimentos em economia solidária. Os futuros empreendedores são assessorados e acompanhados para que apreendam conceitos fundamentais para o funcionamento de seus empreendimentos.

Qual o objetivo da CPA?

Identificar potencialidades de empreendimentos associativos, grupos de pessoas e apoiar sua organização e sustentabilidade.

O que é assessoria e como é feita?

É o apoio dado aos empreendimentos pela equipe técnica. O acompanhamento é feito através de visitas técnica ao empreendimento, capacitação, assistência técnica e organizativa.

O que é associação?

É uma organização que tem por finalidade a promoção de assistência social, educacional, cultural, representação política, defesa de interesses de classe, filantrópicas. A associação é mais adequada para levar adiante uma atividade social. Para criar uma associação é preciso reunir 12 ou mais pessoas dispostas a participar de uma diretoria e também ter um endereço.

O que é cooperativa?

A cooperativa tem finalidade essencialmente econômica. Seu principal objetivo é o de viabilizar o negócio produtivo de seus associados junto ao mercado. A cooperativa é mais adequada para desenvolver uma atividade comercial, em média ou grande escala de forma coletiva, e retirar dela o próprio sustento. Para criar uma cooperativa é preciso reunir 20 ou mais pessoas e também ter um endereço.

O que é Economia Solidária?

É uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano, de base associativista e cooperativista, autogerido, ou seja, caracterizado pela autonomia de cada unidade e pela igualdade entre os seus membros.

Quais os princípios da Economia Solidária?

Democracia, igualdade, cooperação, solidariedade, comércio ético, justo e solidário.

Como formar um grupo produtivo de Economia Solidária?

É preciso reunir duas ou mais pessoas que produzam alguma coisa e que respeitem os princípios e os conceitos da Economia Solidária.

Que setores produtivos podem ser incluídos na Economia Solidária?

Grupos de artesanatos, alimentação, costura, associação de catadores de materiais recicláveis, etc

Onde é feita a comercialização?

No próprio empreendimento, nos eventos organizados pela Prefeitura Municipal de Vitória e no centro público de comercialização.

O que é o Centro Público de Comercialização da Economia Solidária?

É o espaço público onde os grupos de Economia Solidária comercializam seus produtos.

Palácio Jerônimo Monteiro - Prefeitura de Vitória Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 SEG-SEX, 12 às 19h 3382-6020,3382-6363 Fala Vitória 156