Economia Solidária . . . . . . . . .

Incentiva projetos e criação de grupos produtivos através da transferência de conhecimento e de tecnologia para os empreendimentos em economia solidária. Os futuros empreendedores são assessorados e acompanhados para que apreendam conceitos fundamentais para o funcionamento de seus empreendimentos.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Qual o objetivo da CPA?

Identificar potencialidades de empreendimentos associativos, grupos de pessoas e apoiar sua organização e sustentabilidade.

O que é assessoria e como é feita?

É o apoio dado aos empreendimentos pela equipe técnica. O acompanhamento é feito através de visitas técnica ao empreendimento, capacitação, assistência técnica e organizativa.

O que é associação?

É uma organização que tem por finalidade a promoção de assistência social, educacional, cultural, representação política, defesa de interesses de classe, filantrópicas. A associação é mais adequada para levar adiante uma atividade social. Para criar uma associação é preciso reunir 12 ou mais pessoas dispostas a participar de uma diretoria e também ter um endereço.

O que é cooperativa?

A cooperativa tem finalidade essencialmente econômica. Seu principal objetivo é o de viabilizar o negócio produtivo de seus associados junto ao mercado. A cooperativa é mais adequada para desenvolver uma atividade comercial, em média ou grande escala de forma coletiva, e retirar dela o próprio sustento. Para criar uma cooperativa é preciso reunir 20 ou mais pessoas e também ter um endereço.

O que é Economia Solidária?

É uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano, de base associativista e cooperativista, autogerido, ou seja, caracterizado pela autonomia de cada unidade e pela igualdade entre os seus membros.

Quais os princípios da Economia Solidária?

Democracia, igualdade, cooperação, solidariedade, comércio ético, justo e solidário.

Como formar um grupo produtivo de Economia Solidária?

É preciso reunir duas ou mais pessoas que produzam alguma coisa e que respeitem os princípios e os conceitos da Economia Solidária.

Que setores produtivos podem ser incluídos na Economia Solidária?

Grupos de artesanatos, alimentação, costura, associação de catadores de materiais recicláveis, etc

Onde é feita a comercialização?

No próprio empreendimento, nos eventos organizados pela Prefeitura Municipal de Vitória e no centro público de comercialização.

O que é o Centro Público de Comercialização da Economia Solidária?

É o espaço público onde os grupos de Economia Solidária comercializam seus produtos.

LOCALIZAÇÃO

Local Endereço Funcionamento Telefones Detalhamento
Palácio Jerônimo Monteiro - Prefeitura de Vitória Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 SEG-SEX, 12 às 19h 3382-6020,3382-6363 Fala Vitória 156