Passe Livre para Pessoas com Deficiência . . . . . . . . .

Pessoas com deficiências incapacitantes e seus acompanhantes (quando necessário) têm direito à gratuidade nos coletivos de Vitória. Para facilitar o acesso dessas pessoas ao transporte coletivo, é permitido que elas embarquem ou desembarquem pela porta dianteira do ônibus. Esse direito é válido para o transporte coletivo convencional e seletivo. Esse direito é garantido a pessoas com deficiência física e mental pela Lei Municipal 3.554/98 e pelos Decretos Municipais 9.891/96 e 10.033/97. Para usufruir desse benefício, é preciso apresentar ao motorista do ônibus o Cartão de Gratuidade do Deficiente. Para ter direito ao serviço (para a pessoa com deficiência e seu acompanhante, se necessário) é preciso que o rendimento individual do solicitante não ultrapasse a 01 (um) salário mínimo ou rendimento familiar que não exceda a 03 (três) salários mínimos. O Cartão Gratuidade permite inclusive ultrapassar a roleta/catraca do ônibus e sentar-se em qualquer banco do coletivo que esteja desocupado.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Onde obter maiores informações?

As informações necessárias para requerer o benefício poderão ser obtidas diretamente junto a SETRAN pelos telefones: (27) 3324.3912 e/ou 3382.6486