Recolhimento de primatas mortos (macacos, saguis, etc) . . . . . . . . .

A ocorrência de primatas mortos (macacos, saguis, etc) representa suspeita de circulação de doenças na localidade, a exemplo da febre amarela e raiva animal, de forma que o monitoramento desses registros ajudam a avaliar se está havendo circulação do vírus próximo a populações humanas. Esses animais atuam como sentinelas, pois são sensíveis a esses agravos, indicando ao serviço de saúde que deve ser feito um trabalho preventivo sobre as doenças na localidade onde eles são encontrados mortos.

Os macacos mortos devem ser encaminhados para o CVSA, para coleta de amostras biológicas do corpo do animal para exames laboratoriais, referente a febre amarela e raiva animal. Caso encontre algum macaco morto, ligue para o telefone 156 e solicite o recolhimento.

Macacos, assim como morcegos, são animais silvestres que vivem no ambiente urbano. Esses animais podem transmitir doenças graves, como a raiva, e por isso deve ser evitado qualquer tipo de contato com humanos e animais domésticos. Não forneça alimento com as mãos e não deixe alimento disponível para macacos ou qualquer outro animal silvestre. Além do risco de transmissão de doenças, alimentá-los contribui para o aumento da população desses animais e permanência de indivíduos próximo às residências, inclusive adentrando os imóveis, aumentando, assim, o risco de contato de animais silvestres com seres humanos e outros animais domésticos, como cães e gatos. Em caso de qualquer tipo de contato com animais silvestres, procure IMEDIATAMENTE a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.