Controle de pulgas e carrapatos . . . . . . . . .

O controle de vetores em Saúde Pública engloba uma série de metodologias para limitar ou eliminar insetos ou artrópodes que transmitem patógenos causadores de doenças. O controle vetorial pode ser dividido principalmente em controle biológico, mecânico ou ambiental e químico.

No que se refere ao controle de pulgas e carrapatos, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) orienta aos munícipes sobre o controle dessas pragas nas residências (que envolve o tratamento do cão/gato e do ambiente) e realiza o controle químico em áreas onde há risco à saúde humana, já que esses animais podem ser transmissores de doenças graves como febre maculosa, tifo, peste e outros agravos.

O serviço também realiza a desinsetização de Unidades de Saúde e Pronto-Atendimentos.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

A Prefeitura faz controle destes animais em terrenos baldios e residências?

O controle desses animais em terrenos e imóveis particulares a priori é de responsabilidade do proprietário do local. No entanto, em situações em que se verifica risco à saúde pública, o tratamento é realizado pela equipe do CVSA. O risco da saúde é avaliado com base na ocorrência de doenças ou agravos de relevância epidemiológica.

Quais são os riscos à saúde que esses animais representam?

Pulgas e carrapatos são vetores e transmissores de doenças graves como febre maculosa, tifo, peste e outros agravos de relevância a saúde pública.

A Prefeitura fornece produtos para o controle dessas pragas?

Não. Para aplicação em imóveis e terrenos particulares, o responsável pelo local que deve providenciar a contratação de uma empresa ou aquisição de material e inseticida para tratamento. Para situações avaliadas como de risco à saúde, o tratamento somente pode ser realizado pelos servidores da Secretaria de Saúde.

Meu cão ou gato está com muita pulga e carrapato. A Prefeitura realiza o tratamento?

A responsabilidade pela assistência médico veterinária de cães e gatos é do respectivo responsável pelo animal, que deve buscar orientação com médico veterinário particular. A partir de exames médicos, o profissional terá condições de avaliar o quadro de saúde dos animais e a melhor forma de tratamento deste e do ambiente onde ele vive.