Controle de pulgas e carrapatos . . . . . . . . .

O controle de vetores em Saúde Pública engloba uma série de metodologias para limitar ou eliminar insetos ou artrópodes que transmitem patógenos causadores de doenças. O controle vetorial pode ser dividido principalmente em controle biológico, mecânico ou ambiental e químico.

No que se refere ao controle de pulgas e carrapatos, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) orienta aos munícipes sobre o controle dessas pragas nas residências (que envolve o tratamento do cão/gato e do ambiente) e realiza o controle químico em áreas onde há risco à saúde humana, já que esses animais podem ser transmissores de doenças graves como febre maculosa, tifo, peste e outros agravos.

O serviço também realiza a desinsetização de Unidades de Saúde e Pronto-Atendimentos.

A Prefeitura faz controle destes animais em terrenos baldios e residências?

O controle desses animais em terrenos e imóveis particulares a priori é de responsabilidade do proprietário do local. No entanto, em situações em que se verifica risco à saúde pública, o tratamento é realizado pela equipe do CVSA. O risco da saúde é avaliado com base na ocorrência de doenças ou agravos de relevância epidemiológica.

Quais são os riscos à saúde que esses animais representam?

Pulgas e carrapatos são vetores e transmissores de doenças graves como febre maculosa, tifo, peste e outros agravos de relevância a saúde pública.

A Prefeitura fornece produtos para o controle dessas pragas?

Não. Para aplicação em imóveis e terrenos particulares, o responsável pelo local que deve providenciar a contratação de uma empresa ou aquisição de material e inseticida para tratamento. Para situações avaliadas como de risco à saúde, o tratamento somente pode ser realizado pelos servidores da Secretaria de Saúde.

Meu cão ou gato está com muita pulga e carrapato. A Prefeitura realiza o tratamento?

A responsabilidade pela assistência médico veterinária de cães e gatos é do respectivo responsável pelo animal, que deve buscar orientação com médico veterinário particular. A partir de exames médicos, o profissional terá condições de avaliar o quadro de saúde dos animais e a melhor forma de tratamento deste e do ambiente onde ele vive.