Captura e Recolhimento de Animais Domésticos (Cães e Gatos) . . . . . . . . .

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) é a unidade do sistema municipal de saúde responsável pela vigilância e controle de zoonoses e outros agravos que causem risco à saúde humana. Dessa forma, o recolhimento de animais, e consequentemente a guarda e responsabilidade sobre eles, somente é realizado com base no risco à saúde pública e quando verificado o risco sobre a segurança das pessoas ou de outros animais.

Sendo assim, são situações passíveis de recolhimento de cães e gatos pelo CVSA: animais atropelados (por serem suspeitos de doença neurológica, como a raiva); animais que manifestam comportamento agressivo sem estímulo aparente; fêmeas no cio (por estimular o comportamento agressivo entre machos); fêmeas com filhotes que estejam agressivas em função da ninhada e coloquem em risco a população do entorno.

O serviço de recolhimento de animais é realizado todos os dias, incluindo finais de semana e feriados.

Qual é o tempo de permanência dos animais no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA)?

Todos os animais recolhidos são avaliados por médico veterinário, medicados e tratados, conforme avaliação clínica realizada. Após tratamento, os animais são castrados e disponibilizados para adoção, que pode ser feita na própria Unidade ou nas Feiras de Adoção realizadas mensalmente. Após tratado e castrado, o animal permanecerá sob a guarda do CVSA até que seja adotado.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza o serviço de captura e recolhimento nos fins de semana?

Sim, somente com base no risco à saúde pública e quando verificado o risco sobre a segurança das pessoas ou de outros animais. Animais de posse dos proprietários ou de áreas particulares não são recolhidos.

Qual o destino dos animais doentes ou atropelados recolhidos de locais públicos?

Após avaliação de médico veterinário, sendo possível a recuperação do animal são procedidos os devidos cuidados médicos, para posteriormente o animal ser castrado e disponibilizado para adoção. Nos caso em que o quadro de saúde do animal é irrecuperável ou que este estiver em condição de grande sofrimento, o animal é submetido à eutanásia, procedimento terapêutico que tem como objetivo aliviar a dor e sofrimento. Esse procedimento é realizado conforme dispõe o Conselho de Classe da Medicina Veterinária.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza atendimento médico veterinário a cães e gatos?

Não. O CVSA faz observação de animais em caso de agressão ou apresentação por este de sintomas neurológicos (caso suspeito de raiva). Atualmente o município não disponibiliza de atendimento médico veterinário gratuito. O proprietário é responsável pelo cuidado médico veterinário de seu cão ou gato.

Quais os procedimentos que o cidadão deve tomar caso conheça um animal com suspeita de raiva?

O cidadão deve entrar imediatamente em contato com o Centro de Vigilância em saúde Ambiental (CVSA) pelo telefone 156, para solicitar uma avaliação da equipe e adoção das medidas necessárias

O CVSA recolhe animais mortos?

Somente nos casos em que o animal tiver sido atropelado e que o crânio esteja íntegro. A falta de coordenação motora e desorientação é um dos sintomas de doença neurológica (tal com a raiva) que pode levar o cão ou gato a situação de atropelamento, tornando então esses casos suspeitos para vigilância da doença. O diagnóstico laboratorial, contudo, depende de amostra do encéfalo (cérebro), motivo pelo qual faz-se necessário que o crânio do animal esteja inteiro para coleta. Para situações em condições diferentes dessas, o recolhimento não é realizado por este serviço. Para animais mortos em via pública, o encaminhamento deve ser tratado junto da Central de Serviços da PMV (antiga Secretaria Municipal de Serviços - SEMSE). Para animais que possuem um proprietário direto, a responsabilidade pela destinação do corpo do animal é do proprietário.