Controle de abelhas, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos . . . . . . . . .

Animais peçonhentos são reconhecidos como aqueles que produzem ou modificam algum veneno e possuem algum aparato para injetá-lo na sua presa ou predador. Os principais animais peçonhentos que causam acidentes no Brasil são algumas espécies de serpentes, de escorpiões, de aranhas, de lepidópteros (mariposas e suas larvas), de himenópteros (abelhas, formigas e vespas), de coleópteros (besouros), de quilópodes (lacraias), de peixes, de cnidários (águas-vivas e caravelas), entre outros. Os animais peçonhentos de interesse em saúde pública podem ser definidos como aqueles que causam acidentes classificados pelos médicos como moderados ou graves.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) orienta os munícipes sobre o controle de animais peçonhentos em locais com risco de acidente, bem como realiza o controle químico desses animais (escorpiões, vespas, aranhas e etc) quando houver risco à saúde humana. Quanto verificada a presença de abelhas em prédios públicos e em situações de risco à saúde, é realizada a remoção do enxame por meio de uma empresa especializada.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Posso solicitar à Prefeitura a retirada de colméias de abelhas, em qualquer lugar que elas estejam?

Sim. O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo CCZ) faz a retirada de colônias de abelhas em qualquer lugar em que elas estejam, por meio de uma empresa contratada para este fim. Caso a colônia esteja em postes de energia elétrica, a Escelsa deverá ser acionada para auxiliar na retirada da colméia.

O que fazer quando encontrar um desses animais?

Ligue para o telefone 156 e solicite a presença e orientação de um técnico especializado.

O que fazer quando for picado por um destes animais?

Procure imediatamente atendimento médico, para adoção das medidas assistenciais necessárias. Se possível, leve o animal para auxiliar a avaliação do médico e a administração do medicamento correto.