Controle de abelhas, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos . . . . . . . . .

Animais peçonhentos são reconhecidos como aqueles que produzem ou modificam algum veneno e possuem algum aparato para injetá-lo na sua presa ou predador. Os principais animais peçonhentos que causam acidentes no Brasil são algumas espécies de serpentes, de escorpiões, de aranhas, de lepidópteros (mariposas e suas larvas), de himenópteros (abelhas, formigas e vespas), de coleópteros (besouros), de quilópodes (lacraias), de peixes, de cnidários (águas-vivas e caravelas), entre outros. Os animais peçonhentos de interesse em saúde pública podem ser definidos como aqueles que causam acidentes classificados pelos médicos como moderados ou graves.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) orienta os munícipes sobre o controle de animais peçonhentos em locais com risco de acidente, bem como realiza o controle químico desses animais (escorpiões, vespas, aranhas e etc) quando houver risco à saúde humana. Quanto verificada a presença de abelhas em prédios públicos e em situações de risco à saúde, é realizada a remoção do enxame por meio de uma empresa especializada.

Posso solicitar à Prefeitura a retirada de colméias de abelhas, em qualquer lugar que elas estejam?

Sim. O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo CCZ) faz a retirada de colônias de abelhas em qualquer lugar em que elas estejam, por meio de uma empresa contratada para este fim. Caso a colônia esteja em postes de energia elétrica, a Escelsa deverá ser acionada para auxiliar na retirada da colméia.

O que fazer quando encontrar um desses animais?

Ligue para o telefone 156 e solicite a presença e orientação de um técnico especializado.

O que fazer quando for picado por um destes animais?

Procure imediatamente atendimento médico, para adoção das medidas assistenciais necessárias. Se possível, leve o animal para auxiliar a avaliação do médico e a administração do medicamento correto.