Controle e Orientações sobre Pombos . . . . . . . . .

O pombo doméstico (Columba livia) é uma ave comum na maioria das cidades em quase todos os países. Visto que o Brasil não constitui seu habitat original, não há predadores locais em quantidade que promovam um controle biológico natural eficiente (exemplo de falcões, gaviões e felinos). Com isso, os mesmos proliferam-se em grande número devido à grande oferta e disponibilidade de alimento e água que encontram no meio urbano, motivo pelo qual essa espécie é considerada como sinantrópica nociva (praga urbana), conforme o que dispõe a Instrução Normativa IBAMA n° 141/2006.

Desde o momento em que se instalam, essas as aves estabelecem grande afinidade com seu domicílio fazendo do mesmo seu abrigo vitalício. Somente a interrupção do suprimento alimentar/água e a aplicação de um sistema eficaz de barreiras físicas impedirão sua permanência e retorno ao local.

Conforme estabelecido em legislação, a eliminação direta dos indivíduos somente pode ser adotada como alternativa quando esgotadas as medidas de manejo ambientais, ou seja, quando eliminado ou alterado o acesso aos recursos utilizados pelos animais, que possibilitam sua instalação e manutenção em determinado ambiente.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) realiza visitas técnicas e orientações sobre controle da população de pombos em imóveis e locais públicos no município. Qualquer demanda relativa a infestação de pombos deve ser registrada pelo telefone 156, para que a equipe possa agendar uma visita técnica ao local e verificar quais as medidas são necessárias para o desalojamento dos animais e eliminação da possibilidade de novo acesso ao ambiente para repouso e nidificação (formação de ninhos), principalmente por meio de barreiras físicas.

Os pombos transmitem doenças?

Sim. Os pombos podem transmitir micoses e doenças respiratórias graves por meio da inalação de partículas de fezes de pombos contaminadas. O risco é maior quando verificada aglomeração de fezes, o que sugere aglomeração de indivíduos.

Como fazer para controlar a quantidade de pombos em meu imóvel?

Orienta-se evitar a disponibilidade de água, abrigo, alimento e acesso. O acesso a locais propícios para procriação das aves que servem de abrigo, como caixas de ar condicionado e forros das residências, pode ser restrito por meio de telas. Disponibilizar o lixo de forma inadequada, em recipientes abertos ou colocá-los fora do horário de recolhimento pelo serviço de limpeza urbana fornece alimento.

O CVSA realiza controle populacional de pombos?

A eliminação direta dos indivíduos somente pode ser adotada como alternativa quando esgotadas as medidas de manejo ambientais, ou seja, quando eliminado ou alterado o acesso aos recursos utilizados  pelos animais, que possibilitam sua instalação e manutenção em determinado ambiente (água, alimento, abrigo e acesso). Dessa forma, a primeira intervenção realizada é a visita técnica da equipe para orientação sobre a formação de barreiras físicas para desalojar os animais e evitar a instalação e permanência desses nos locais.