Controle de roedores . . . . . . . . .

O controle de roedores nas cidades mostra-se como um grande desafio, visto que a urbanização acelerada contribui para criação de condições ambientais que favorecem a instalação e manutenção desses animais nas vias públicas e nos imóveis.

Por serem transmissores de diversas doenças, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) realiza o controle da população de roedores por meio da aplicação de raticidas em Unidades de Saúde e em determinadas localidades do município prioritárias para controle, a partir de indicadores ambientais e epidemiológicos, a saber: (1º) áreas sujeitas a alagamentos e ou que apresentem condições socioambientais favoráveis à proliferação de roedores, notadamente aquelas relativas a saneamento e habitação; (2º) existência de casos notificados de leptospirose; (3º) áreas que apresentam grande demanda social para execução de ações voltadas ao controle de roedores; (4º) áreas com maior concentração de atividades relacionadas à alimentação.

São tratadas as Unidades de Saúde do município, áreas públicas e imóveis para bloqueio de casos notificados de leptospirose ou em caso de agressão por roedores, por meio da aplicação de raticidas em bueiros, tocas e outros locais que servem de abrigo ou acesso de ratazanas, rato-de-telhado e camundongos.

O morador de Vitória que se sinta incomodado com a presença de roedores pode solicitar o serviço pelo Telefone 156. As reclamações recebidas auxiliam a equipe técnica a estabelecer prioridades para atendimento com o serviço.

Como faço para evitar a presença de ratos em minha residência?

Orienta-se evitar a disponibilidade de água, abrigo, alimento e acesso. Acúmulo de entulhos e inservíveis no quintal ou dentro da residência pode servir de abrigo para ratos. Disponibilizar o lixo de forma inadequada, em recipientes abertos ou colocá-los fora do horário de recolhimento pelo serviço de limpeza urbana fornece alimento. Quintais em terra batida podem facilitar o acesso, pela construção de tocas. Assim, recomenda-se cimentar o quintal. Para prevenir a proliferação de roedores, pode-se adotar um conjunto de medidas denominadas de ?antirratização?. São elas: - Não jogar lixo a céu aberto ou em terrenos baldios; - Colocar o lixo em sacos plásticos, em latas com tampas apropriadamente fechadas e limpas periodicamente, de preferência sobre estrados ou um suporte para não ficar em contato direto com o chão; - Dispor o lixo na rua somente uma hora antes da passagem do caminhão de lixo; - Acondicionar alimentos sempre em recipientes bem fechados; - Inspecionar periódica e cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, a parte posterior de armários, gavetas e todo tipo de material que adentre ao ambiente e possa servir de transporte ou abrigo de camundongos; - Vedar frestas ou vãos que possam servir de porta de entrada para os ratos; - Instalar telas com menos de 1 cm de vão de diâmetro, grelhas, ralos do tipo "abre-fecha", sacos de areia ou outros artifícios que impeçam a entrada desses animais através de ralos, encanamentos ou outros orifícios; - Não acumular entulho ou materiais inservíveis nas residências, quintais e terrenos baldios; - Manter limpos e murados os terrenos baldios; - Manter limpas as instalações de animais domésticos; - Não deixar água e restos de alimentos de cães e gatos durante a noite nos quintais e residências.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) faz controle de roedores em residência?

Somente são realizados tratamentos em imóveis particulares quando se tem registro de caso notificado de leptospirose ou agressão por roedores no endereço ou em endereço vizinho.

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) disponibiliza raticida para combater os ratos?

Não. Todo tratamento com raticida promovido pela Prefeitura de Vitória somente pode ser aplicado pelos servidores da Secretaria Municipal de Saúde.