Controle da Infestação de Mosquitos . . . . . . . . .

Os mosquitos são vetores potenciais de diversas doenças e se reproduzem por meio da deposição de ovos em locais com água acumulada. Em função das características do ambiente urbano, a cidade dispõe de muitos depósitos que podem acumular água e se tornar criadouros de mosquitos, sejam eles naturais (valas, charcos e outros alagados) ou artificiais (caixas de passagem, fossas, fosso de elevadores, vaso sanitário, calhas, ralos, materiais descartáveis, pratos, vasos, pisos, lajes, marquises, bueiros, pneus, garrafas, etc).

Por isso, o monitoramento e controle desses insetos é uma atividade imprescindível para reduzir o risco da população adquirir doenças importantes ou sofrer com o incômodo das picadas e das atividades de repasto das fêmeas aladas (especialmente na hora de dormir).

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) realiza um conjunto de ações de monitoramento e controle de mosquitos de diversas espécies, para fins de minimizar os incômodos causados por eles e o risco de transmissão de doenças. Esse controle é realizado nas áreas públicas do município sujeitas ao acúmulo de água e em criadouros com maior concentração de matéria orgânica, tais como bueiros, bocas-de-lobo, poços de vistoria da rede pluvial, galerias, charcos, alagados e valas. Para avaliar a qualidade das ações e a infestação de mosquitos, são monitoradas diariamente armadilhas luminosas para captura de mosquitos adultos, distribuídas em todas as Regiões de Saúde de Vitória.

O morador de Vitória que se sinta incomodado com a presença de mosquitos pode solicitar o serviço pelo Telefone 156. As reclamações recebidas auxiliam a equipe técnica a estabelecer prioridades para atendimento com o serviço.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Todo mosquito transmite doenças?

Não. O município de Vitória tem diversas espécies de mosquitos, mas a principal delas no que se refere a transmissão de doenças é o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya.

Onde os mosquitos nascem?

As fêmeas de mosquitos depositam seus ovos próximos à água. Ao "nascerem", as larvas dos mosquitos passam a viver nessa água. Qualquer recipiente com acúmulo de água pode se tornar um local de criadouro de mosquitos, tais como piscinas, plásticos, borrachas, vasos de planta, caixas d'água e também tampinhas de garrafa, ocos de árvore, lonas e interior de plantas, como as bromélias, e até em gavetas de geladeiras, dentre outros. Em locais públicas e abertos, os mosquitos podem se reproduzir em valas, charcos, galerias, solos umidecidos, caixas de passagem e outras estruturas. Assim, locais que possam acumular água de forma geral, são locais propícios para a proliferação de mosquitos.

Posso solicitar o carro fumacê para passar no meu bairro ou na minha propriedade?

O controle de mosquitos por meio do "fumacê" é uma ferramenta que não tem ação direta no criadouro dos mosquitos, mas somente sobre os adultos que se encontram no local no momento da aplicação. Sua utilização é recomendada somente em locais e situações para bloqueio de transmissão de doenças e controle de surtos ou epidemias, bem como para locais com grande infestação de mosquitos adultos. Nesse caso, o CVSA receberá a demanda e irá avaliar a necessidade de utilizar o fumacê no seu bairro.