Controle do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya e Visitas Domiciliares . . . . . . . . .

As Diretrizes Nacionais para controle de epidemias de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti preconizam a realização de visitas a cada imóvel do município, seja ele residencial, comercial, lote ou terreno. Em Vitória, são realizados ao menos 04 ciclos de visita, com intervalo entre uma visita e outra de 03 meses. Essa atividade é realizada pelo Agente de Combate às Endemias (ACE), que exerce a função uniformizado, identificado e portando bolsa de campo com identificação da Prefeitura de Vitória. Na visita, o Agente orienta os proprietários de imóveis sobre as medidas corretivas e preventivas para evitar a proliferação de mosquitos, elimina criadouros e, quando não é possível a eliminação, realiza aplicação de larvicidas químico para impedir que as larvas se desenvolvem em mosquitos adultos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

O morador ou proprietário de imóvel em Vitória que não tenha recebido uma visita do agente nos últimos 03 (três) meses pode solicitar a visita domiciliar mediante agendamento pelo Telefone 156. Por esse telefone também podem ser feitas denúncias de situações de risco para proliferação de mosquitos, as quais são verificadas pelas equipes de Agentes de Endemias.

Qual o horário de trabalho do Agente de Endemias?

O horário de trabalho do Agente é de 07:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00 horas, de segunda a sexta.

Como fazer um elogio ou uma reclamação sobre o trabalho do Agente?

Basta ligar para o Telefone 156 e registrar o relato. Importante, sempre que possível, informar o nome do agente e o endereço a que se refere a informação.

Como é realizado o trabalho de controle da dengue em propriedades particulares?

Todos os imóveis do municípío são visitados regularmente pelos Agentes de Combate às Endemias a cada 03 (três) meses, onde é realizada a vistoria, tratamento com larvicida e eliminação de criadouros, bem como prestadas as orientações sobre as medidas corretivas e preventivas para se evitar a presença de mosquitos. A limpeza das residências e de terrenos é de responsabilidade do proprietário. Caso identifique situações que gerem risco à saúde, pode ser feita a denúncia para a vistoria pelo telefone 156.

Acho que estou com dengue, zika ou chikungunya. O que devo fazer?

Orientamos que o munícipe procure imediatamente uma Unidade de Saúde, que irá notificar o caso suspeito da doença. Com base nos casos notificados e confirmados de Dengue, o CVSA realiza as ações de bloqueio e controle do mosquito transmissor.

Posso solicitar o carro fumacê para passar no meu bairro ou na minha propriedade?

O controle de mosquitos por meio do "fumacê" é uma ferramenta que não tem ação direta no criadouro dos mosquitos, mas somente sobre os adultos que se encontram no local no momento da aplicação. Sua utilização é recomendada somente em locais e situações para bloqueio de transmissão de doenças e controle de surtos ou epidemias, bem como para locais com grande infestação de mosquitos adultos. Nesse caso, o CVSA receberá a demanda e irá avaliar a necessidade de utilizar o fumacê no seu bairro.

Onde os mosquitos nascem?

As fêmeas de mosquitos depositam seus ovos próximos à água. Ao "nascerem", as larvas dos mosquitos passam a viver nessa água. Qualquer recipiente com acúmulo de água pode se tornar um local de criadouro de mosquitos, tais como piscinas, plásticos, borrachas, vasos de planta, caixas d'água e também tampinhas de garrafa, ocos de árvore, lonas e interior de plantas, como as bromélias, e até em gavetas de geladeiras, dentre outros. Em locais públicas e abertos, os mosquitos podem se reproduzir em valas, charcos, galerias, solos umidecidos, caixas de passagem e outras estruturas. Assim, locais que possam acumular água de forma geral, são locais propícios para a proliferação de mosquitos.

Todo mosquito transmite doenças?

Não. O município de Vitória tem diversas espécies de mosquitos, mas a principal delas no que se refere a transmissão de doenças é o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya.