Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA) . . . . . . . . .

O Programa Vigiágua realiza coleta de amostras de água para consumo humano a fim de monitorar a qualidade da água tratada que é fornecida pela concessionária (no caso, a CESAN). São analisados os parâmetros de potabilidade para consumo humano, conforme estabelece a Portaria MS N° 2914/2011 (residual de cloro, pH, turbidez, fluoreto, presença de coliformes totais e E. coli - o que indica contaminação da água por fezes). No caso, mensalmente são coletadas amostras de água recebidas direto da rede de abastecimento (“água da rua”) em vários estabelecimentos públicos de interesse a saúde (Unidades de Saúde, CMEIs, EMEFs, Hospitais) e coleta de água nos dois rios que abastecem o município (Rio Jucu e Rio Santa Maria) para determinação da concentração de cianobatérias (microorganismos que quando presentes na água representam risco à saúde).
Caso não esteja dentro das normas, a água de fornecida pode ser a origem de algumas enfermidades causadas por bactérias, vírus, protozoários, helmintos ou até mesmo substâncias químicas.

Quando as Unidades de Saúde notificam casos de doenças transmitidas pela água, como hepatite A e diarréia, a equipe realiza a coleta da água do reservatório da residência ou estabelecimento (caixa d’água, bebedouro, torneira da cozinha, entre outros) para investigação da presença de coliformes totais e E. coli.
A população pode solicitar orientações sobre limpeza e boa conservação dos reservatórios de água pelo Telefone 156.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Posso solicitar que a água do meu imovel (residência, comércio, etc) seja analisada?

O serviço já realiza o monitoramento de toda a rede de abastecimento do município. No caso de propriedade particular, a qualidade da água que vem da caixa d'água está diretamente relacionada à sua limpeza, que deve ser feita a cada 06 (seis) meses e é de responsabilidade do proprietário do imóvel. O CVSA não realiza coleta de água de residências por solicitação, e sim apenas em caso de investigação de doenças transmitidas pela água.