Monitoramento da qualidade das Areias utilizadas para fins de lazer . . . . . . . . .

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) realiza análises e pesquisa de parasitas e fungos causadores de zoonoses, transmitidas por meio do contato com areias contaminadas por fezes de animais em praias e tanques de areias de praças, parques e escolas públicas a cada 06 (seis) meses. O CVSA também orienta os responsáveis a evitar entrada de animais como cães e gatos nesses locais, pois suas fezes podem contaminar a areia com verminoses e fungos. Os laudos das análises são encaminhados para as Secretarias e Unidades de Ensino responsáveis pela limpeza e manutenção dos espaços, com orientações sobre a troca da areia contaminada (quando há presença de parasitas) e medidas preventivas e corretivas de manejo do espaço. As informações referente às areias de EMEFs e CMEIs também são encaminhadas à Vigilância Sanitária Municipal.

Como é realizado o monitoramento das areias?

O monitoramento das areias é realizado pelo Laboratório do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), por meio da pesquisa de verminoses e de fungos de fezes de animais que causam zoonoses, isto é, doença transmitidas por animais. No caso de praias, praças e parques, a Secretaria responsável pela limpeza e manutenção desses espaços é a Secretaria de Meio Ambiente. Já nas escolas, a Secretaria de Educação e as Unidades de Ensino são os órgãos responsáveis. Em escolas particulares, o órgão fiscalizador é a Vigilância Sanitária Municipal.

Como ter a certeza se a areia está sendo monitorada?

O monitoramento é realizado pelo CVSA a cada 06 (seis) meses em locais públicos. Os resultados das análises são encaminhados às Secretarias competentes pela manutenção e limpeza dos espaços com areia. Nesse caso, deve-se fazer contato com as Secretarias responsáveis pelo local, ou solicitar informação sobre a última data de análise pelo SIC-156.

O que fazer se for contaminado por alguma verminose ou micose após contato com a areia?

Procurar imediatamente uma Unidade de Saúde e informar a Prefeitura por meio do telefone 156, para verificarmos às condições da areia do local de provável infecção.