Monitoramento da qualidade das Areias utilizadas para fins de lazer . . . . . . . . .

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) realiza análises e pesquisa de parasitas e fungos causadores de zoonoses, transmitidas por meio do contato com areias contaminadas por fezes de animais em praias e tanques de areias de praças, parques e escolas públicas a cada 06 (seis) meses. O CVSA também orienta os responsáveis a evitar entrada de animais como cães e gatos nesses locais, pois suas fezes podem contaminar a areia com verminoses e fungos. Os laudos das análises são encaminhados para as Secretarias e Unidades de Ensino responsáveis pela limpeza e manutenção dos espaços, com orientações sobre a troca da areia contaminada (quando há presença de parasitas) e medidas preventivas e corretivas de manejo do espaço. As informações referente às areias de EMEFs e CMEIs também são encaminhadas à Vigilância Sanitária Municipal.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Como é realizado o monitoramento das areias?

O monitoramento das areias é realizado pelo Laboratório do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), por meio da pesquisa de verminoses e de fungos de fezes de animais que causam zoonoses, isto é, doença transmitidas por animais. No caso de praias, praças e parques, a Secretaria responsável pela limpeza e manutenção desses espaços é a Secretaria de Meio Ambiente. Já nas escolas, a Secretaria de Educação e as Unidades de Ensino são os órgãos responsáveis. Em escolas particulares, o órgão fiscalizador é a Vigilância Sanitária Municipal.

Como ter a certeza se a areia está sendo monitorada?

O monitoramento é realizado pelo CVSA a cada 06 (seis) meses em locais públicos. Os resultados das análises são encaminhados às Secretarias competentes pela manutenção e limpeza dos espaços com areia. Nesse caso, deve-se fazer contato com as Secretarias responsáveis pelo local, ou solicitar informação sobre a última data de análise pelo SIC-156.

O que fazer se for contaminado por alguma verminose ou micose após contato com a areia?

Procurar imediatamente uma Unidade de Saúde e informar a Prefeitura por meio do telefone 156, para verificarmos às condições da areia do local de provável infecção.