Castração de Cães e Gatos . . . . . . . . .

O serviço de esterilização de cães e gatos é realizado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) prioritariamente em áreas consideradas de risco do ponto de vista de saúde pública, onde a castração e a orientação sobre guarda responsável aos proprietários de animais se mostram ferramentas importantes para controle de zoonoses e agravos relacionados.

Para ter acesso ao serviço, faz-se necessário registro da solicitação pelo Sistema SIC-156, com informações completas do solicitante (nome, telefone celular e ou fixo), quantidade, espécie, porte e sexo do(s) animal(is) e endereço completo de residência. De posse dessas informações, a equipe do CVSA realiza uma triagem e entra em contato com os munícipes solicitantes por telefone ou via sistema 156. Para as solicitações que se enquadram nos critérios de seleção como prioritárias, o proprietário do animal é convidado para assistir uma palestra sobre Guarda Responsável, em que são expostos os riscos e benefícios do procedimento, bem como os deveres do cidadão enquanto responsável por um cão e gato (conduta adequada para trânsito de animais, cuidados médicos veterinários recomendados, obrigações em relação ao recolhimento das fezes, etc).

Atualmente são consideradas prioritárias as solicitações dos bairros das Regiões de São Pedro, Santo Antônio e Maruípe, por serem esses os bairros com maiores índices de agressões por animais, maior número de solicitações de recolhimento de animais recebidos pelo SIC-156 e maior cobertura vacinal nas campanhas de vacinação, o que sugere maior população de cães e gatos naqueles bairros e a maior necessidade de reforço nas orientações sobre guarda responsável junto aos respectivos proprietários. Também são selecionadas situações específicas identificadas na rotina das equipes de Agentes de Saúde, Agentes de Endemias e servidores da Equipe de Controle Animal, que se enquadram no critério de risco à saúde (caso de acumuladores, pessoas em situação de rua ou situações que justifiquem a necessidade de castração no âmbito da saúde pública).

Qual a idade mínima para a castração de cães e gatos?

06 (seis) meses.

Como faço para castrar meu cão e/ou gato?

Acesse o site bemestaranimal.vitoria.es.gov.br e cadastre o seu pedido de castração. AS cirurgias se darão em regime de mutirão. Verifique no site as condições para participar do mutirão.

Qual a idade máxima para realizar a castração de cães e gatos?

Em função dos riscos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico, a equipe avalia com critério o benefício ou não de submeter animais idosos ao procedimento. Em média, as cirurgias são realizadas em animais com até 06 (seis) anos.

O CVSA realiza outras cirurgias em cães e gatos?

Não. A única cirurgia realizada é a de castração.

O CVSA realiza cirurgias de castração em cães e gatos em caráter de urgência e emergência?

Não. As cirurgias realizadas pela equipe são agendadas e precedidas de reunião para orientação a todos os proprietários de animais, por meio de uma palestra. Em situações em que o animal precise de cirurgia com urgência, a orientação é que o proprietário procure atendimento médico veterinário em clínica particular.