Adoção de Animais e Orientações sobre guarda responsável e manejo . . . . . . . . .

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) possui um canil e gatil onde mantém animais recolhidos nas vias e logradouros em situações que caracterizem risco à saúde pública, tais como casos de animais agressivos sem motivo aparente, atropelados em via pública (por serem suspeitos de doença neurológica como a raiva), fêmeas no cio (por provocarem comportamento agressivo entre machos) e fêmeas com filhotes que estejam agressivas em função da prole. Esses animais são acompanhados por médico veterinário e, após o período de observação, são castrados e disponibilizados para adoção. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode adotar um cão ou gato, desde que apresente documento de identificação com foto, comprovante de residência e assine Termo de Responsabilidade pela Adoção, em que o adotante se responsabiliza por todos os cuidados e necessidades do animal após assumir sua guarda.

O CVSA também presta orientação à população sobre guarda responsável e manejo de animais, cuidados básicos de cães e gatos, cuidados para evitar a proliferação de parasitas (pulgas e carrapatos), bem como orienta sobre adequada conduta e manejo de cães e gatos e outros animais domésticos. Adotando medidas preventivas e de guarda responsável, evita-se acidentes à terceiros e à outros animais, assim como a proliferação indesejada de outros animais sinantrópicos no ambiente (pulgas, carrapatos, roedores).

O CVSA não recebe animais sadios para doação. Somente são admitidos animais que representem risco à saúde pública, após avaliação técnica da equipe.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Quem pode adotar um animal?

Qualquer pessoa maior de 18 (dezoito) anos que esteja portanto documento de identificação e comprovante de residência, mediante assinatura de Termo de Responsabilidade. A pessoa que adotar um animal precisa estar ciente de que se responsabilizará pelos cuidados e guarda do mesmo em média por 10 a 14 anos.

O animal adotado pode ser devolvido?

Ao adotar um animal, o novo proprietário recebe todas as orientações da equipe e assina um Termo de Responsabilidade por sua guarda. Assim, toda a adoção deve ser muito bem avaliada pelo futuro proprietário do animal, tendo em vista que o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo CCZ) não recebe animais sadios entregues espontaneamente.

O CVSA (antigo CCZ) realiza atendimento veterinário gratuito?

Não. O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) é uma Unidade do sistema local de saúde, responsável por monitorar e controlar fatores ambientais e populações de vetores e animais reservatórios e hospedeiros que colocam em risco a saúde humana. Portanto, não é de competência do setor saúde prestar assistência médica veterinária gratuita, mas sim realizar o controle e monitoramento de zoonoses e fatores de risco a saúde humana. A responsabilidade pela assistência médica veterinária de animais é do respectivo proprietário/responsável do animal.