Adoção de Animais e Orientações sobre guarda responsável e manejo . . . . . . . . .

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) possui um canil e gatil onde mantém animais recolhidos nas vias e logradouros em situações que caracterizem risco à saúde pública, tais como casos de animais agressivos sem motivo aparente, atropelados em via pública (por serem suspeitos de doença neurológica como a raiva), fêmeas no cio (por provocarem comportamento agressivo entre machos) e fêmeas com filhotes que estejam agressivas em função da prole. Esses animais são acompanhados por médico veterinário e, após o período de observação, são castrados e disponibilizados para adoção. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode adotar um cão ou gato, desde que apresente documento de identificação com foto, comprovante de residência e assine Termo de Responsabilidade pela Adoção, em que o adotante se responsabiliza por todos os cuidados e necessidades do animal após assumir sua guarda.

O CVSA também presta orientação à população sobre guarda responsável e manejo de animais, cuidados básicos de cães e gatos, cuidados para evitar a proliferação de parasitas (pulgas e carrapatos), bem como orienta sobre adequada conduta e manejo de cães e gatos e outros animais domésticos. Adotando medidas preventivas e de guarda responsável, evita-se acidentes à terceiros e à outros animais, assim como a proliferação indesejada de outros animais sinantrópicos no ambiente (pulgas, carrapatos, roedores).

O CVSA não recebe animais sadios para doação. Somente são admitidos animais que representem risco à saúde pública, após avaliação técnica da equipe.

Quem pode adotar um animal?

Qualquer pessoa maior de 18 (dezoito) anos que esteja portanto documento de identificação e comprovante de residência, mediante assinatura de Termo de Responsabilidade. A pessoa que adotar um animal precisa estar ciente de que se responsabilizará pelos cuidados e guarda do mesmo em média por 10 a 14 anos.

O animal adotado pode ser devolvido?

Ao adotar um animal, o novo proprietário recebe todas as orientações da equipe e assina um Termo de Responsabilidade por sua guarda. Assim, toda a adoção deve ser muito bem avaliada pelo futuro proprietário do animal, tendo em vista que o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo CCZ) não recebe animais sadios entregues espontaneamente.

O CVSA (antigo CCZ) realiza atendimento veterinário gratuito?

Não. O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) é uma Unidade do sistema local de saúde, responsável por monitorar e controlar fatores ambientais e populações de vetores e animais reservatórios e hospedeiros que colocam em risco a saúde humana. Portanto, não é de competência do setor saúde prestar assistência médica veterinária gratuita, mas sim realizar o controle e monitoramento de zoonoses e fatores de risco a saúde humana. A responsabilidade pela assistência médica veterinária de animais é do respectivo proprietário/responsável do animal.