Vacinação de Cães e Gatos contra Raiva . . . . . . . . .

A raiva é uma doença grave e letal em 100% dos casos, e pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, como cães, gatos e morcegos, por meio de mordedura, arranhaduras e ou lambeduras. A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção da doença e deve ser feita todo o ano. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses – CCZ), que fica situado na Rua São Sebastião, S/N, bairro Resistência. O horário de atendimento é de segunda a sexta, de 08:00 às 17:00 horas. Não são aplicadas outras vacinas, somente a antirrábica.

Além do posto fixo do CVSA, uma vez por ano é realizada a Campanha de Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos, com postos de vacinação distribuídos em diversos pontos do município. Na época da Campanha, os endereços dos postos de vacinação são disponibilizados no site da Prefeitura de Vitória, para consulta por qualquer cidadão.

O morador de Vitória que queira tirar dúvidas sobre a vacina ou sobre o serviço pode entrar em contato com a equipe pelo Telefone 156.

O serviço de vacinação de cães e gatos é realizado em domicílio?

A princípio solicitamos que o proprietário leve seu animal para vacinação no posto fixo do CVSA. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental - CVSA) - endereço: Rua São Sebastião, S/N, bairro Resistência, de segunda a sexta, de 08:00 às 17:00, exceto feriados. A vacinação em domicílio somente é realizado em situações específicas, conforme avaliação da equipe.

Posso levar a vacina e aplicar no animal em casa?

Não. A vacina disponível no posto fixo do CVSA somente pode ser administrada por servidores da Equipe de Controle Animal.

A partir de qual idade posso vacinar meu cão ou gato?

O recomendado é vacinar filhotes a partir de 03 (três) meses de idade.

Se meu animal estiver tomando outro medicamento, ele pode ser vacinado?

Cada caso deve ser avaliado pelo médico veterinário. Sendo assim, orientamos sempre consultar o médico veterinário que prescreveu a medicação para o animal antes da aplicação da vacina.

A vacina anti rábica tem alguma contra indicação?

Não. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde, é segura e é utilizada para imunização dos animais alojados no CVSA, bem como nas Campanhas de Vacinação, Bloqueios de Vacinação e Feiras de Adoção de Cães e Gatos.