Pronto Atendimento (PA) . . . . . . . . .

São Unidades não-hospitalares de atendimento às urgências e emergências com funcionamento nas 24 horas do dia, habilitadas a prestar assistência correspondente ao primeiro nível de assistência da média complexidade. São estruturas de complexidade intermediária, entre as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades Hospitalares de Atendimento às Urgências e Emergências.
Seu principal objetivo é atender aos usuários do SUS portadores de quadro clínico agudo de qualquer natureza, dentro dos limites estruturais da Unidade e, em especial, os casos de baixa complexidade, à noite e nos finais de semana, quando a rede de Unidades Básicas de Saúde não está ativa. Possui atendimento clínico, pediátrico, odontológico, pequenas cirurgias (anestesia local, exceto para crianças), leitos de observação para clínica médica e pediatria, leito de isolamento para adulto, sala de emergência, laboratório e Raio X 24h.

Preciso de um atestado de saúde. Devo procurar um Pronto-Atendimento?

Não, essa situação não é urgente, e você não deve ocupar os médicos do PA com isso, pois pode prejudicar o atendimento de situações de real urgência. Para conseguir um atestado de saúde, marque uma consulta com seu médico de confiança, que poderá avaliar o seu estado e determinar a necessidade do atestado.

Posso procurar o Pronto Atendimento, caso eu tenha passado mal há dois dias, mesmo que o mal estar tenha passado?

Se no momento você não está com nenhum sintoma relevante, não há necessidade de procurar o Pronto-Atendimento. Mas não deixe de marcar uma consulta, de preferência com o médico que já conhece seu histórico clínico, para avaliar o seu estado.

Preciso trocar um curativo ou retirar pontos de uma cirurgia que fiz. Posso fazer isso em um Pronto-Atendimento?

Não, o Pronto-Atendimento não faz esse tipo de serviço.

Preciso de um enfermeiro que me aplique uma injeção prescrita pelo médico. Posso procurar o Pronto-Atendimento?

Não, o Pronto-Atendimento não realiza esse tipo de serviço.

Meu filho está com febre, vômitos e mal-estar. Não consigo encontrar o pediatra. Devo levá-lo a um PA?

Sim, o Pronto-Atendimento é para casos de mal-estar súbito, imprevistos e acidentes.

Faço uso de remédio controlado para pressão. Meu remédio acabou e não tenho receita médica. No Pronto-Atendimento, eu consigo uma nova receita?

Não. O PA funciona para atender a pacientes com casos agudos, urgentes. Pacientes que fazem uso de medicação controlada precisam de acompanhamento constante de sua saúde.

Exames pré-admissional, demissional e check-up podem ser realizados no Pronto-Atendimento?

Não. O Pronto-Atendimento não faz nenhum desses procedimentos, já que não se caracterizam como urgência nem como emergência. O paciente que necessitar de esses e outros exames deve procurar a unidade de saúde.

Pronto Atendimento Municipal 24h Rua Almirante Tamandaré, 15 4º Andar TODOS, 24h 3137-2776
Pronto Atendimento de São Pedro Rodovia Serafim Derenzi, 4570 TODOS, 24h 3132-5100,3132-5099 24 horas para casos de urgência médica e até as 22 horas para casos de urgência odontológica