Pronto Atendimento (PA) . . . . . . . . .

São Unidades não-hospitalares de atendimento às urgências e emergências com funcionamento nas 24 horas do dia, habilitadas a prestar assistência correspondente ao primeiro nível de assistência da média complexidade. São estruturas de complexidade intermediária, entre as Unidades Básicas de Saúde e as Unidades Hospitalares de Atendimento às Urgências e Emergências.
Seu principal objetivo é atender aos usuários do SUS portadores de quadro clínico agudo de qualquer natureza, dentro dos limites estruturais da Unidade e, em especial, os casos de baixa complexidade, à noite e nos finais de semana, quando a rede de Unidades Básicas de Saúde não está ativa. Possui atendimento clínico, pediátrico, odontológico, pequenas cirurgias (anestesia local, exceto para crianças), leitos de observação para clínica médica e pediatria, leito de isolamento para adulto, sala de emergência, laboratório e Raio X 24h.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Preciso de um atestado de saúde. Devo procurar um Pronto-Atendimento?

Não, essa situação não é urgente, e você não deve ocupar os médicos do PA com isso, pois pode prejudicar o atendimento de situações de real urgência. Para conseguir um atestado de saúde, marque uma consulta com seu médico de confiança, que poderá avaliar o seu estado e determinar a necessidade do atestado.

Posso procurar o Pronto Atendimento, caso eu tenha passado mal há dois dias, mesmo que o mal estar tenha passado?

Se no momento você não está com nenhum sintoma relevante, não há necessidade de procurar o Pronto-Atendimento. Mas não deixe de marcar uma consulta, de preferência com o médico que já conhece seu histórico clínico, para avaliar o seu estado.

Preciso trocar um curativo ou retirar pontos de uma cirurgia que fiz. Posso fazer isso em um Pronto-Atendimento?

Não, o Pronto-Atendimento não faz esse tipo de serviço.

Preciso de um enfermeiro que me aplique uma injeção prescrita pelo médico. Posso procurar o Pronto-Atendimento?

Não, o Pronto-Atendimento não realiza esse tipo de serviço.

Meu filho está com febre, vômitos e mal-estar. Não consigo encontrar o pediatra. Devo levá-lo a um PA?

Sim, o Pronto-Atendimento é para casos de mal-estar súbito, imprevistos e acidentes.

Faço uso de remédio controlado para pressão. Meu remédio acabou e não tenho receita médica. No Pronto-Atendimento, eu consigo uma nova receita?

Não. O PA funciona para atender a pacientes com casos agudos, urgentes. Pacientes que fazem uso de medicação controlada precisam de acompanhamento constante de sua saúde.

Exames pré-admissional, demissional e check-up podem ser realizados no Pronto-Atendimento?

Não. O Pronto-Atendimento não faz nenhum desses procedimentos, já que não se caracterizam como urgência nem como emergência. O paciente que necessitar de esses e outros exames deve procurar a unidade de saúde.

LOCALIZAÇÃO

Local Endereço Funcionamento Telefones Detalhamento
Pronto Atendimento Municipal 24h Rua Almirante Tamandaré, 15 4º Andar TODOS, 24h 3137-2776
Pronto Atendimento de São Pedro Rodovia Serafim Derenzi, 4570 TODOS, 24h 3132-5100,3132-5099 24 horas para casos de urgência médica e até as 22 horas para casos de urgência odontológica