Central de Transporte Sanitário - CTS . . . . . . . . .

É um serviço da SEMUS que tem como característica principal a remoção em caráter eletivo dos munícipes de Vitória que sejam usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e que estejam em tratamento em instituições vinculadas ao SUS. O pedido é feito pelas Unidades Básicas de Saúde e regulado pela CTS de acordo com Protocolo de Atendimento.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

O que é a Central de Transporte Sanitário (CTS)?

É um serviço da SEMUS que tem como característica principal a remoção em caráter eletivo dos munícipes de Vitória que sejam usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e que estejam em tratamento em instituições vinculadas ao SUS. O pedido é feito pelas Unidades Básicas de Saúde e regulado pela CTS de acordo com Protocolo de Atendimento. Os atendimentos são realizados considerando a acessibilidade, os fluxos assistenciais e os princípios de equidade e integralidade do SUS.

Como ter acesso ao Serviço?

O acesso a CTS é através das Unidades Básicas de Saúde. O/a munícipe faz o pedido e aguarda a avaliação que é realizada de acordo com o protocolo de atendimento e a capacidade instalada da Central. A remoção é feita por meio de uma frota diversificada de veículos, buscando atender aqueles munícipes portadores de necessidades especiais, incluindo a remoção daqueles sem mobilidade ou com mobilidade reduzida: cadeirante, acamado, deambula, sentado, imobilizado e acamado em maca de lona. O transporte realizado pela CTS é exclusivamente para tratamentos de saúde e não envolve caráter social.

Posso solicitar o transporte sanitário em casos de emergência?

A CTS somente realiza remoção em caráter eletivo, ou seja, atendimentos para tratamentos de saúde programados como hemodiálise, quimioterapia, fisioterapia, hiperbárica e procedimentos ambulatoriais especializados. Também atende casos considerados de urgência de baixa gravidade, mas somente originadas pelas Unidades Básicas de Saúde. Nos casos de atendimentos de emergência/urgência em domicílios ou nas ruas, o usuário deverá acionar o SAMU 192.

LOCALIZAÇÃO

Local Endereço Funcionamento Telefones Detalhamento
Secretaria de Saúde Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 SEG,TER,QUA,QUI,SEX,SAB, Segunda a Sábado: 05h as 22h/Domingos: 05h as 19h 3132-5050,3132-2120