Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis - CR IST . . . . . . . . .

Atenção diária aos munícipes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com equipe interdisciplinar formada por assistentes sociais, cirurgião dentista, enfermeiros, farmacêutico, médicos, psicólogos; profissionais de apoio técnico: auxiliares e técnicos em enfermagem, auxiliares de laboratório, auxiliar de saúde bucal e um setor administrativo - assistentes administrativo e diretor.
O principal objetivo do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis é a ação de prevenção, diagnóstico e tratamento dos usuários com IST, bem como referência para PEP - profilaxia de acidentes com material biológico e intercorrências do sexo desprotegido e na capacitação de profissionais da rede municipal e de outros atores para atuação na área de ISTs.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Quais as formas de transmissão de DST e AIDS?

Através de esperma, secreção vaginal e sangue infectados. Relações sexuais sem camisinha, com homem ou mulher; uso compartilhado de seringas e agulhas contaminadas; da mãe infectada para o bebê durante a gestação, no parto e/ou na amamentação, se não for devidamente tratada.

Quais são os sintomas da Aids?

Na primeira fase da doença, quando ocorre a infecção pelo vírus, o sistema imunológico começa a ser atacado. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passam despercebidos. A fase seguinte é chamada de assintomática, e é marcada pela forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus. A fase sintomática inicial é caracterizada pela alta redução dos linfócitos T CD4 (glóbulos brancos do sistema imunológico), os sintomas mais comuns são febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento. A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estágio mais avançado da doença, a aids.

Qual o local para fazer o teste de HIV?

Todas as Unidades de Saúde da SEMUS.

LOCALIZAÇÃO

Local Endereço Funcionamento Telefones Detalhamento
Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis Rua Cais de São Francisco, 54 SEG-SEX, 7h às 19h 3132-5106,3132-5108,3132-5109 Realização de exames: segunda a sexta de 7h às 17h.