Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis - CR IST . . . . . . . . .

Atenção diária aos munícipes com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com equipe interdisciplinar formada por assistentes sociais, cirurgião dentista, enfermeiros, farmacêutico, médicos, psicólogos; profissionais de apoio técnico: auxiliares e técnicos em enfermagem, auxiliares de laboratório, auxiliar de saúde bucal e um setor administrativo - assistentes administrativo e diretor.
O principal objetivo do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis é a ação de prevenção, diagnóstico e tratamento dos usuários com IST, bem como referência para PEP - profilaxia de acidentes com material biológico e intercorrências do sexo desprotegido e na capacitação de profissionais da rede municipal e de outros atores para atuação na área de ISTs.

Quais as formas de transmissão de DST e AIDS?

Através de esperma, secreção vaginal e sangue infectados. Relações sexuais sem camisinha, com homem ou mulher; uso compartilhado de seringas e agulhas contaminadas; da mãe infectada para o bebê durante a gestação, no parto e/ou na amamentação, se não for devidamente tratada.

Quais são os sintomas da Aids?

Na primeira fase da doença, quando ocorre a infecção pelo vírus, o sistema imunológico começa a ser atacado. Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passam despercebidos. A fase seguinte é chamada de assintomática, e é marcada pela forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus. A fase sintomática inicial é caracterizada pela alta redução dos linfócitos T CD4 (glóbulos brancos do sistema imunológico), os sintomas mais comuns são febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento. A baixa imunidade permite o aparecimento de doenças oportunistas, que recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo. Com isso, atinge-se o estágio mais avançado da doença, a aids.

Qual o local para fazer o teste de HIV?

Todas as Unidades de Saúde da SEMUS.

Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis Rua Cais de São Francisco, 54 SEG-SEX, 7h às 19h 3132-5106,3132-5108,3132-5109 Realização de exames: segunda a sexta de 7h às 17h.