Centro de Prevenção e Tratamento de Toxicômanos (CPTT) . . . . . . . . .

Atendimento diário a adultos, adolescentes e crianças em uso de álcool e outras drogas. Possui uma equipe interdisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, técnicos desportivos e um setor administrativo.
Os principais objetivos do CPTT são a prevenção, tratamento, reabilitação e reinserção social do usuário de drogas e álcool, por meio de projetos terapêuticos individualizados, com modalidades de atendimento intensivo, semi - intensivo e não intensivo.
Aliada a um grupo de profissionais que oferece oficinas de terapia ocupacional e do corpo, musicoterapia, oficina de poesia e arteterapia.

O CPTT tem internação?

CPTT funciona como um CAPS Álcool e Drogas, através de uma equipe interdisciplinar, realizando o acolhimento, a escuta do usuário, elaborando um projeto terapêutico, oferecendo atendimento individual, em grupo, na atenção diária e em rede, fazendo estudo de caso, junto a outros serviços da Saúde, da Assistência e outros setores. Especificamente no CPTT, não fazemos internação no momento. No entanto em breve estaremos funcionando como CAPS Álcool e drogas 24 horas, visando ao atendimento de adultos, que forem acolhidos e avaliados, tendo como parâmetro um protocolo de atendimento.

Como faço para internar meu filho?

Inicialmente, seu filho deverá passar pelo acolhimento, para que seja avaliada a situação do usuário e dos serviços disponíveis na rede. Para o acolhimento, basta fazer o agendamento pelo telefone 3132-5104 ou vir pessoalmente ao CPTT, que funciona diariamente de 7h as 20h.

Como é o tratamento?

São oferecidos diferentes tipos de tratamento, porque cada pessoa que tem problemas relacionados ao uso drogas são diferentes, usam substâncias diferentes, de formas diferentes e, quantidade diferentes, além de apresentarem outros aspectos da vida também diferentes uns dos outros. Assim, os tratamentos oferecidos podem ser intensivos, semi-intensivos ou não intensivos, por exemplo: pode ser necessário que a frequência do usuário seja diária, ou algumas vezes por mês. Disponibilizamos, também, o Serviço do Consultório de Rua, que atende em áreas especificas de concentração de usuários de Crack e, que apresentam dificuldades em procurar as Unidades de Saúde, CAPS AD e outros serviços.

O tratamento é de graça?

Sim. É um serviço público e gratuito da Secretaria Municipal de Saúde.

Precisa ir todos os dias?

A frequência do Usuário ao serviço dependerá, do Projeto Terapêutico, que representará um novo projeto de vida do Usuário.

Como faço para agendar?

O agendamento é feito pelo telefone 3132- 5104 ou pessoalmente no CPTT/CAPS AD, situado à Rua Álvaro Sarlo, s/nº, no Bairro Ilha de Santa Maria, no Município de Vitória - ES.

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-ad) Rua Álvaro Sarlo, 181 SEG-SEX 3132-5104 Adultos: de segunda a domingo, 24 horas<br>Crianças e adolescentes: de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas