Centro de Atenção Psicossocial - CAPS . . . . . . . . .

Atendimento de atenção diária à pacientes adultos com transtornos mentais com idade acima de 16 anos. Possui uma equipe formada por médico psiquiatra, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, técnico esportivo, musicoterapeuta e arteterapeuta.
Desenvolve ações de visita/atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas e de geração de renda, grupos de atendimentos individuais e familiares.
Os principais objetivos do CAPS são o tratamento, reabilitação, e reinserção social na sociedade, dos pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, incluindo atenção aos familiares.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Como faço para marcar consulta com psiquiatra no CAPS?

O CAPS não funciona com marcação de consultas (regime ambulatorial). É um serviço que oferece uma atenção mais complexa e intensa para pessoas com doença mental. Esta atenção é diária, semanal e até mensal. Consulta psiquiátrica é agendada na própria unidade de saúde. Ao ser avaliado na unidade de saúde, a mesma fará encaminhamento para o CAPS. Se o munícipe foi atendido de urgência no Pronto Socorro Psiquiátrico (atual Ps do HEAC-antigo Adauto Botelho) e foi encaminhado para o CAPS, e é de Vitória, o mesmo pode agendar, pelo telefone 3132-5111, um primeiro atendimento, que chamamos de recepção.

Como faço para ter atendimento psicológico no CAPS?

O caps não faz agendamento de atendimento psicológico. O munícipe deve procurar a unidade de saúde de seu território para orientações.

Como uma pessoa que tem doença dos nervos pode ser atendida no CAPS?

Inicialmente, o munícipe deve procurar a sua Unidade de Saúde, de preferência o psicólogo ou assistente social, para uma avaliação inicial. Ele avaliará a necessidade do acompanhamento pelo CAPS.

Tenho um encaminhamento para continuar o tratamento em CAPS, e no meu município não tem, posso fazer tratamento em Vitória?

Este CAPS atende somente aos moradores de Vitória. Você deve procurar a unidade de saúde do seu município, que o orientará como buscar atendimento de acompanhamento psiquiátrico, psicológico e social.

Como faço para conseguir um laudo psiquiátrico no CAPS?

O CAPS só fornece laudos ou atestados para os pacientes que estão em acompanhamento neste serviço. Não fazemos consultas só para fornecer laudos ou atestados.

O CAPS oferece internação?

Não. O CAPS oferece atenção intensa, podendo ser diária, de segunda a sexta-feira. Se o munícipe estiver em crise (agitação psicomotora), com muita agressividade, o primeiro passo é procurar o Pronto-Socorro Psiquiátrico, no Hospital Estadual de Atenção Clínica-HEAC, antigo Adauto Botelho. Lá eles encaminharão para internação, ou até mesmo para continuar o tratamento no nosso CAPS, caso a pessoa seja moradora de Vitória.

LOCALIZAÇÃO

Local Endereço Funcionamento Telefones Detalhamento
Centro de Atenção Psicossocial da Ilha de Santa Maria (CAPS II) Rua José Carvalho, 404 SEG-SEX, Segunda a Sexta - 7h às 18h 3132-5110