Academia Popular da Pessoa Idosa - APPI . . . . . . . . .

As academias são espaços criados para a prática de exercícios físicos ao ar livre com aparelhos especiais para quem têm mais de 60 anos. Cada academia conta com dez equipamentos de baixo impacto, que simulam atividades do cotidiano das pessoas, como caminhadas, remada, alongamentos, entre outras. O objetivo é melhorar a qualidade de vida do público da terceira idade, beneficiando o condicionamento físico, resultando na redução da necessidade do uso de medicamentos.

Quem pode participar na APPI?

Idosos com mais de 60 anos.

Quais equipamentos compõem as APPIs?

As academias são compostas por dez equipamentos, que servem para alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura em geral e trabalhar a capacidade aeróbica.

Como funcionam os equipamentos e em que eles ajudam na saúde do idoso?

Os aparelhos, de baixo impacto, simulam atividades do cotidiano das pessoas, como caminhada, remada, alongador, entre outros. A prática da atividade física na terceira idade pode auxiliar na redução das complicações de doenças crônicas, bem como contribuir para a diminuição no consumo de medicamentos.

Onde estão localizadas as APPIs e qual horário de funcionamento?

Praça Mario Elias da Silva, Jardim Camburi Horário de funcionamento: livre. Praça dos Desejos, Enseada do Suá Horário de funcionamento: livre. Parque Moscoso, Centro Horário de funcionamento: segunda, das 5 às 9 horas e das 17 às 22 horas. Terça a domingo, das 5 às 22 horas. Parque Municipal Baía Noroeste, Santo André Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8 às 17 horas. Parque Municipal Horto de Maruípe, Maruípe Horário de funcionamento: segunda, das 5 às 9 horas e das 17 às 22 horas. Terça a domingo, das 5 às 22 horas. Orla de Maria Ortiz / Jabour Horário de funcionamento: livre. Orla de Nova Palestina Horário de funcionamento: livre. Praça Asdrubal Soares, Jucutuquara Horário de funcionamento: livre. Parque de Barreiros, São Cristóvão Horário de funcionamento: segunda, das 7 às 9 horas e das 17 às 22 horas, e de terça a domingo, das 8 às 22 horas. Praia de Camburi (entre a Sorveteria 40 sabores e o Banco do Brasil) Horário de funcionamento: livre. Praça Terezinha Grecchi, Bairro República Horário de funcionamento: livre. Praça Ubaldo Ramalhete, Centro Horário de funcionamento: livre. Praça José Francisco Arruela Maio, Praia do Suá Horário de funcionamento: livre. Praça Darcy José de Sá Filho, Goiabeiras Horário de funcionamento: livre. Praia de Camburi (em frente ao posto Atlântico, Jardim Camburi) Horário de funcionamento: livre. Praça Stela Coimbra, Santo Antônio Horário de funcionamento: livre. Rua Des. José Batalha, Consolação Horário de funcionamento: livre. Rua Augusta Mendes, Ilha de Monte Belo Horário de fucionamento: livre. Praça Doutor Athayde, Bairro do Quadro Horário de funcionamento: livre.

Porque não tem professor nas APPI?

Porque os exercícios executados nos equipamentos disponíveis das APPI são semelhantes as atividades cotidianas como caminhar,sentar,etc. Se sentir necessidade de orientação procure um professor na Unidade de Saúde ou módulo do SOE mais próximo da APPI.

Tem um equipamento quebrado, como pedir o conserto?

Comunicar com o telefone 3132-5070.