Projeto Vitória Alfabetizada . . . . . . . . .

Alfabetização de adultos, aprender a ler e escrever, indicar alguém que não sabe ler e escrever, oferecer espaço para as aulas acontecerem, material didático, professor alfabetizador, empreendedorismo, associativismo, adulto que ainda não sabe ler e escrever.

O que é o Projeto Vitória Alfabetizada?

Projeto da Prefeitura de Vitória de alfabetização de adultos acima de 15 anos que ainda não sabem ler e escrever.

Quais o objetivo geral do Projeto Vitória Alfabetizada?

O objetivo é garantir a universalização da alfabetização até 2016, de cerca de quatro mil jovens e adultos moradores da capital prioritariamente na faixa etária produtiva, com idade entre 15 e 59 anos.

O que mais esse projeto proporciona?

Além do objetivo de alfabetizar a população com idade entre 15 e 59 anos que não sabe ler e escrever, o Projeto Vitória Alfabetizada tem como propósitos específicos proporcionar aos jovens e adultos a ampliação de seus conhecimentos do mundo, da cultura, da língua que se fala e se escreve e de matemática ampliando as perspectivas de inserção social; e assegurar aos jovens e adultos a oportunidade de continuidade de estudos em processo de escolarização formal (Educação de Jovens e Adultos – EJA). O programa objetiva também propiciar aos participantes do projeto acesso ao curso de formação em empreendedorismo e/ou associativismo ofertado por instituições parceiras; e facilitar a concessão e o acesso ao microcrédito para participantes do projeto que desenvolvam ações empreendedoras, por meio de parceria com instituições financeiras, inclusive comunitárias.

Qual a diferença entre Vitória Alfabetizada e Educação de Jovens e Adultos (EJA)?

O Projeto Vitória Alfabetizada é dirigido a adultos que nunca aprenderam a ler e escrever, e nunca frequentaram uma escola. Já a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) é para aqueles adultos que um dia frequentaram a escola, mas abandonaram os estudos e não terminaram o ensino fundamental (antigo 1o. Grau).

Qual o diferencial do Projeto Vitória Alfabetizada?

O diferencial do programa em Vitória está relacionado à integração de políticas públicas em que, além de assegurar a alfabetização, o público beneficiado terá oportunidade de, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Geração de Renda (Setger) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), frequentar as aulas do curso Empreendedorismo e Associativismo. Em seguida, o participante poderá ter acesso ao microcrédito, complementando o ciclo que emancipa o adulto para a condição de cidadania plena, com capacidade de alcançar sua independência e dignidade.

Que instituições poderão conceder o microcrédito?

São o Banestes, Banco Puã (São Pedro) e o Banco Bem (Itararé). Mas só terá a possibilidade de acesso quem tiver concluído o curso de alfabetização.

Eu sou professor alfabetizador. Como faço para dar aulas no Projeto Vitória Alfabetizada?

A seleção, capacitação e remuneração dos professores do Projeto Vitória Alfabetizada são feitas pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) por meio do Programa Vivendo e Aprendendo. Para tanto, é necessário entrar em contato com a Superintendência Regional de Educação, pelos telefones (27) 3225-4243, 3227-5871 e 3324-3183.

Como eu posso ajudar o Projeto Vitória Alfabetizada?

As conversas com lideranças identificaram que a maioria dos alunos em potencial tem resistência à sala de aula, muitas vezes por experiências negativas vividas na infância ou adolescência ou mesmo por receio de estar em um ambiente em que as pessoas não tem o mesmo nível de conhecimento. Com o objetivo de transformar o processo de alfabetização uma realidade, os encontros poderão acontecer em espaços próximos ao aluno, como por exemplo, igrejas, associações de moradores ou centros comunitários, onde podem encontrar seus pares. Desta forma, empresas e entidades interessadas em firmar parceria com a Prefeitura de Vitória no Programa Vitória Alfabetizada podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e oferecer local para realização das aulas e também auxiliar no cadastramento de estudantes, ao identificar na sua coletividade pessoas que ainda não sabem ler e escrever.

Onde acontecem as aulas?

As aulas não precisam acontecer necessariamente em escolas. Podem acontecer em igrejas, associações de moradores, centros comunitários, condomínios residenciais, canteiros de obras etc.

Quanto tempo dura o curso?

O curso tem duração total de oito meses.

Qual o horário das aulas?

São 10 horas semanais de carga horária, distribuídas em qualquer dia da semana, conforme a necessidade da demanda local. Podem ser duas aulas por semana de cinco horas cada uma, podem ser cinco aulas por semana com duas horas de duração cada uma, por exemplo. São várias as possibilidades. Depende de como o professor alfabetizador organizar o horário junto aos alunos.

De que é composto o material didático?

Como material de apoio às aulas, cada professor e participante receberão um livro didático e material escolar.

Tem prova?

Não trata-se de prova. O que acontece é uma avaliação de apropriação do aprendizado. Todos os alfabetizandos passarão por uma avaliação ao final do programa, e receberão um certificado de participação.

Onde tem turma funcionando?

A formação de turmas é muito dinâmica. Quem tem interesse em participar deve fornecer nome, telefone de contato e bairro onde mora/trabalha, que a Seme localiza uma turma mais próxima do munícipe.

Onde eu consigo mais informações sobre o Projeto Vitória Alfabetizada?

Basta acessar o site www.vitoria.es.gov.br/vitoriaalfabetizada.

Secretaria de Educação Rua Doutor Arlindo Sodré, 485 SEG-SEX, 9h às 17h 3135-1040