Cadastro Imobiliário . . . . . . . . .

Realização de Remembramento, Desmembramento, Cadastramento, Lançamento de Edificação Nova, Atualização das Características internas e externas, com sindicância efetuada “in loco”para as devidas alterações.
*Obs. Todos os procedimentos acima, somente serão analisados com abertura de processo administrativo.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Contribuinte pode pedir revisão de lançamento do IPTU?

Quando houver divergência na área de terreno, área edificada e/ou nas características da edificação contidas no espelho cadastral do imóvel o contribuinte ou seu representante legal podem solicitar uma revisão de lançamento. Caso seja protocolado até a data de vencimento da cota única do exercício vigente, o pedido estará impugnando o lançamento efetuado. A Prefeitura de Vitória fará a revisão e concederá novos prazos de vencimento do IPTU e taxas na finalização do processo. Na emissão de novo carnê, o prazo de vencimento será concedido até o último dia útil bancário do ano. É possível também pedir a correção de carnês que apresentam erro no nome do contribuinte ou erro de endereço/nº, caso o endereço ainda não esteja oficializado. Procedimento 1- Procure a Central de Atendimento ao Contribuinte e se informe sobre a situação do seu imóvel. 2 - Preencha o requerimento (frente/verso) e o devolva ao servidor que validará o pedido, anexando Espelho Cadastral e o encaminhará ao Protocolo Geral, para abertura de processo de Revisão de Lançamento. O processo pode ser aberto pelo proprietário do imóvel ou pelo seu representante legal. Em caso de falecimento do proprietário do imóvel, o requerente deve anexar certidão de óbito e documento que comprove a filiação ou a cadeia sucessória/descendência. As informações das características declaradas no verso do formulário poderão ser conferidas com visita ao imóvel e/ou por meio dos recursos digitais disponíveis. É possível acompanhar a tramitação do processo pelo telefone (27) 3382-6335 ou via internet, pelo portal da Prefeitura de Vitória. Para isso, clique em consulta a processos e protocolados e inserir o número e o ano do processo. sistemas.vitoria.es.gov.br/protocolo/

Como requerer Certidão de Tempo de Cadastro?

Para solicitar Certidão de Tempo de Cadastro o proprietário ou seu representante legal deverá comparecer à Central de Atendimento ao Contribuinte, localizado no Palácio Municipal, munido do carnê de IPTU e taxas ou da inscrição fiscal do imóvel, solicitar requerimento da certidão de tempo de cadastro, efetuar pagamento da taxa de serviço e se dirigir ao protocolo geral para abertura de processo.

LOCALIZAÇÃO

Local Endereço Funcionamento Telefones Detalhamento
Palácio Jerônimo Monteiro - Prefeitura de Vitória Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927 SEG-SEX, de 12h ás 19h 3382-6327,3382-6321,3325-8828