Parques Naturais . . . . . . . . .

Os Parques Naturais Municipais são áreas extensas criadas para proteção dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica. Esses ambientes são essenciais para a conservação biológica, para melhoria da qualidade do ar, para a conservação das nascentes, para a ciência, para a educação ambiental e para o lazer. Os principais parques possuem infraestrutura para atender visitantes com propósitos científicos, educacionais e recreativos. A Secretaria de Meio Ambiente (SEMMAM) busca estabelecer parcerias com empresas privadas e a sociedade, dentro de um princípio de cogestão e conscientização comunitária, com a finalidade de ampliar a responsabilidade social na conservação dessas áreas. A Semmam, também, mantém equipes técnica multidisciplinar, gerencial, de educação ambiental e de manutenção para atuar nos parques.

Em que parques tem Centro de Educação Ambiental em funcionamento?

Hoje temos Centro de Educação Ambiental em funcionamento nos Parques da Pedra da Cebola, Horto de Maruípe, Barreiros, Moscoso e Padre Alfonso Pastore. Também temos Centros em dois Parques naturais: a fonte Grande e a Gruta da Onça.

O que os Centros de Educação Ambiental fazem?

Os Centros de Educação Ambiental (CEAs) de Vitória foram criados a partir do entendimento da necessidade de uma gestão descentralizada da educação ambiental, como estratégia de capitalização da atuação da GEA em todas as regiões do município. Dentro as ações realizadas pelos CEAs podemos citar: - Oficinas de educação ambiental; - Realizam visitas monitoradas nos parques; - Desenvolvem ações educativas em escolas, associações de moradores, instituições parceiras e comunidades;

Posso agendar grupos? Como?

Sim, é possível agendar grupos para participar das atividades oferecidas pelos CEAs. Para agendar, basta entrar em contato direto com cada Centro nos seguintes telefones: - Centro de Educação Ambiental do Parque Municipal Barreiros - tel: 3345-1332; - Centro de Educação Ambiental do Parque Moscoso - tel: 3382-6568; - Centro de Educação Ambiental do Parque Municipal da Pedra da Cebola - tel: 3327-4298; - Centro de Educação Ambiental do Parque Municipal Horto de Maruípe - tel: 3135-3190; - Centro de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal Gruta da Onça - tel: 3132-1712; - Centro de Educação Ambiental do Parque da Fonte Grande - tel: 3382-6567.

Quais os dias e horários de atendimento?

Os Centros de Educação Ambiental atendem normalmente de terça-feira a sexta-feira de 8h as 17h. Demandas para outros dias e horários mediante acordo prévio.

Nos finais de semana os Centros de Educação Ambiental abrem?

Normalmente os CEAs não abrem nos finais de semana. Seu funcionamento em finais de semana ocorrem quando existem agendamentos ou atividades nos parques.

Se eu quiser agendar grupos organizados para o final de semana é possível ter visitas monitoradas?

Sim, é possível fazer agendamentos no final de semana desde que a solicitação seja feita com antecedência.