Cemitério de Santo Antônio . . . . . . . . .

O Cemitério de Santo Antônio é um cemitério municipal destinado ao enterro de moradores de Vitória mesmo que faleçam fora da cidade. Para a realização do enterro, o cemitério oferece os serviços de velório, sepultamento e celebração. As cerimônias que podem ser realizadas no interior dos cemitérios são celebrações religiosas e velório.

Quais são os procedimentos para realização do Sepultamento no Cemitério de Santo Antônio?

A família deve registrar o óbito em cartório (na localidade que ocorreu o falecimento), entregar uma cópia do óbito na administração do cemitério e contratar uma funerária que será responsável por cuidar do corpo, providenciar o caixão e fazer o agendamento do horário do sepultamento e utilização da sala de velório no cemitério até às 18:00 horas (horário de funcionamento da administração).

Quando os familiares poderão solicitar os restos mortais (ossada) de seus entes?

As sepulturas poderão ser perpetuadas de acordo com a Lei 6.080/2003 os familiares terão até 4 (quatro) anos e 30 (trinta) dias para solicitarem os restos mortais de seus entes.

O que fazer com os restos mortais (ossada)?

Os restos mortais (ossada) poderão ficar em nichos (local para guardá-los) no próprio cemitério ou serem transferidos para outros cemitérios onde os familiares tenham sepulturas.

E se passarem os 4 (quatro) anos e os familiares não solicitarem os restos mortais (ossada)?

Após 4 (quatro) a administração do cemitério fará a publicação em edital das quadras com os nomes dos sepultados, passados 30 (trinta) dias da publicação e os familiares não solicitarem os restos mortais (ossada) a administração poderá fazer a exumação e utilizar novamente as sepulturas.

O que acontecerá com os restos mortais (ossada) não solicitados?

Serão depositados no Ossuário Comunitário do cemitério.

Como solicitar a perpetuidade de nicho ou carneiro?

O familiar deverá preencher um requerimento, que poderá ser solicitado no cemitério, protocolo geral da PMV ou no site da PMV, juntar cópia do RG do requerente e óbito do sepultado e protocolar no protocolo geral da PMV onde será aberto um processo.

Como proceder depois da abertura do processo solicitando a perpetuidade de nicho ou carneiro?

Após 05 (cinco) dias, aproximadamente, o familiar que solicitou a perpetuidade de nicho ou carneiro deverá procurar a administração do cemitério para pagamento da taxa (preço público) e providenciar a confecção da pedra de mármore que será utilizada para o fechamento do nicho ou carneiro.

Quem faz a manutenção das sepulturas e nichos no cemitério?

A responsabilidade é dos familiares do sepultado.

É permitido colocar vasos de flores nas sepulturas?

Sim, desde que não sejam vasos de flores que acumulem água parada.

O título de perpetuidade poderá ser cassado?

Sim, quando as sepulturas (carneiros) ou nichos se encontrarem em estado de ruína ou abandono.

É permitido transferir o título de perpetuidade para outra pessoa?

Não é permitido, conforme o artigo 201 do Decreto-lei 11975/2004.

Cemitério de Santo Antônio Avenida Santo Antônio, 1650 TODOS, 8h às 18h 3332-5641