Papa Móveis . . . . . . . . .

O Papa-Móveis realiza o recolhimento de móveis e utensílios domésticos usados, mediante a solicitação dos moradores de Vitória. O serviço é gratuito, e, para solicitá-lo, os moradores devem ligar para o Fala Vitória 156. O serviço, que é realizado a partir de agendamento, conta com uma equipe que vai à residência do morador e recolhe o móvel doado.<br>Os produtos em condições de uso são doados a associações de moradores. Quando são materiais irrecuperáveis, os produtos são enviados às associações de catadores como sucata ferrosa ou plástica, para que possam ser vendidos, gerando renda. Assim, o serviço diminui os gastos públicos com o envio desses materiais ao aterro sanitário.

Como devo solicitar o serviço de Papa Móveis?

O serviço de Papa Móveis, para o recolhimento de móveis e eletrodomésticos na cidade de Vitória, é um serviço gratuito que deve ser requerido através do Fala Vitória 156, do aplicativo Vitória Online ou do site www.vitoria.es.gov.br

Empresas e prédios comerciais podem solicitar o serviço?

Não. O serviço é exclusivo a pessoas físicas do município de Vitória.

Como e quando será realizado o agendamento para o recolhimento dos materiais?

Após a abertura do chamado, o setor de Coleta Seletiva da Prefeitura Municipal de Vitória entrará em contato com o solicitante (por meio dos telefones informados) e irá propor dia e hora para o recolhimento dos objetos. Após o agendamento, deverá ter no local um responsável pelo material para efetuar a entrega e assinar a solicitação que foi gerada. Serão realizadas 03 tentativas de contato e em dias diferentes, após isto o chamado será cancelado.

A equipe do papa móveis pode entrar nas residências para efetuar o recolhimento?

Não. Os funcionários do veículo de recolhimento do Papa Móveis não poderão adentrar nas áreas privativas de residências ou condomínios. O material deverá ser depositado em área de fácil acesso para a coleta (garagem, portaria, quintal, varandas...), não sendo permitido deixá-lo em via pública enquanto aguarda a equipe.

É possível fazer o recolhimento em locais de difícil acesso?

Em locais como escadarias, becos, travessas etc. o solicitante deverá disponibilizar os objetos em locais onde o caminhão do Papa Móveis possa chegar.É necessário que o solicitante aguarde junto a este material até a chegada da equipe no horário agendado, a fim de evitar penalidades como multas, pela fiscalização de limpeza pública.

O Papa Móveis só recolhe móveis e eletrodomésticos em boas condições?

Não. O serviço de Papa Móveis recolhe objetos domésticos em qualquer estado de conservação, desde que se encontrem resguardados do tempo e não estejam disponibilizados junto a outros tipos de resíduos, como lixo úmido, podas de árvores etc.

O que é feito com os objetos recolhidos?

Quando são materiais irrecuperáveis, os produtos são enviados às associações de catadores como sucata ferrosa ou plástica, para que possam ser vendidos, gerando renda. Os produtos em condições de uso são doados às comunidades, através de encaminhamento feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).