Museu do Pescador . . . . . . . . .

O Museu Histórico da Ilhas das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio", denominado assim por meio da Lei nº 6.306/2005, se constitui como um museu comunitário. É uma obra do Programa Terra Mais Igual, na Ilha das Caieiras, Poligonal 12 e tem o nome do antigo proprietário do imóvel, um comerciante local. É gerenciado pela Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e sua gestão e suas atividades são desenvolvidas com o envolvimento da comunidade, de forma que esta se aproprie do museu e contribua para o seu crescimento. Voltado, principalmente, para a relação dos moradores com o mar e o manguezal, já que a região é rica na tradição das famílias de pescadores, o museu busca fortalecer a identidade local. Os moradores de toda a região podem contribuir para a criação do acervo. Realiza 4 exposições temporárias por ano e tem sala de leitura com empréstimo de livros.
Acesso pela Rodovia Serafim Derenzi. Linhas de ônibus: 310, 331, 333, 71, 72 e 302E.

Escolas e grupos de visitantes podem agendar visitas guiadas ao Museu?

Sim. Pelo telefone do museu: 3323.9993. As visitas guiadas duram cerca de 30 minutos e compreendem a exposição temporária, o ponto de leitura e a exibição de vídeos. Para os que não conhecem a Ilha das Caieiras podem ser planejadas visitas mais extensas dentro do projeto Conhecendo Caieiras.

Como se vai de carro até o Museu?

Pela Rodovia Serafim Derenzi, que contorna a Ilha de Vitória pela baía noroeste, com entrada pelo bairro Santo Antonio ou por Maruípe. A entrada para a Ilha das Caieiras é sinalizada. Existe estacionamento na rua Felicidade Correia dos Santos, em frente ao manguezal. Nos fins de semana ele fica lotado por causa do grande número de pessoas que frequentam os 12 restaurantes existentes na Ilha das Caieiras.

Existem linhas de ônibus que passam perto do Museu?

Sim. São elas: 331 - Ilha das Caieiras/Jucutuquara/via Av. Beira Mar 333 - Ilha das Caieiras/Jucutuquara/via Av. Vitória 310 - Jardim Camburi/Santo André 072 - São Pedro/Centro/Maruípe 071 - São Pedro/Maruípe/Centro-circular 302E - São Pedra/Jardim da Penha/Expresso

Como alguém faz exposição no Museu?

Até 2011 as exposições foram planejadas pela SEMC, mas em 2012 será lançado Edital Público para realização anual de quatro exposições temporárias.

Museu Histórico Ilha das Caieiras (Museu do Pescador) Praça Stela Vieira Loureiro Coimbra, S/N TER,QUA,QUI,SEX,SAB,DOM, 13h à 17 ter a sex e 11h às 15h finais de semana 3323-9993