Justiça Comunitária - Centro Especializado em Diretos Humanos . . . . . . . . .

A Coordenação do Centro Especializado em Diretos Humanos também tem como objetivo garantir o atendimento aos munícipes de Vitória proporcionando Assistência Jurídica Gratuita por meio de convênios com a Defensoria Pública Estadual e termos de parceria com os Núcleos de Práticas Jurídicas de Instituições de Ensino Superior, a fim de assegurar às pessoas em processo judicial o contraditório e ampla defesa com recursos e meios a ela inerentes.<br>
<br>
Os munícipes atendidos na Coordenação do Centro Especializado em Diretos Humanos da SEMCID que optarem por resolver a suas demandas judiciais de forma consensual, são encaminhados para o Núcleo da Defensoria Pública Estadual da Família ou Instituições Conveniadas a PMV, para que os defensores ou advogados confeccionem a peça inicial e protocolem na Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça, onde serão marcados os dias para comparecimento das partes nos mutirões da justiça comunitária que acontecem na Casa do Cidadão, em Maruípe. <br>
<br>
Este Projeto do Tribunal de Justiça em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória e Defensoria Pública Estadual leva a justiça de forma rápida e eficiente para a população carente.

O que é assistência jurídica?

Quando as demandas atendidas na mediação ou CAVVID necessitam de homologação judicial ou não se torna possível o acordo, as pessoas são encaminhadas à Assistência Jurídica da Casa do Cidadão, realizada pela Defensoria Pública Estadual ou por Núcleos de Práticas Jurídicas, que serão encarregados do caso e ajuizarão a ação judicial.

Quais os tipos de atendimento?

Pensão alimentícia, guarda dos filhos, regulamentação de visita aos filhos, divórcio, dissolução de união estável.

Qual é o público atendido?

São atendidos os moradores do município de Vitória atendidos inicialmente pelas Coordenações de Mediação de Conflitos ou pela Coordenação de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação – CAVVID.

Como utilizar o serviço?

Dirigir-se pessoalmente para atendimento inicial nas Coordenações de Mediação de Conflitos ou Coordenação de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação – CAVVID com: a) prova de sua renda igual ou inferior a três salários mínimos; b) seus documentos pessoais; c) prova de residência em Vitória (conta de água, luz, telefone).

O que é Justiça Comunitária?

É um projeto do tribunal de Justiça do Espirito Santo, em parceria com a Prefeitura de Vitória e com a Defensoria Pública Estadual e Instituição de Ensino Superior. A Justiça Comunitária é um programa que visa a solução pacífica dos conflitos de forma rápida, eficiente e gratuita.

Quem pode participar do Mutirão da Justiça Comunitária?

As pessoas atendidas na mediação ou CAVVID que optarem por resolver suas demandas judiciais de forma consensual, são encaminhados à Assistência Jurídica da Casa do Cidadão, realizada pela Defensoria Pública Estadual ou por Núcleos de Práticas Jurídicas para que os defensores ou advogados confecionem a peça inicial e protocolem na Justiça Comunitária. No dia agendado as partes devem comparecer na presença do Juíz, Promotores de Justiça e Defensores Públicos Estaduais para a homologação dos acordos.

Quais são os casos encaminhados para o projeto Justiça Comunitária?

São ajuizados pela Defensoria Pública Estadual e demais Instituições de ensino Superior todas as ações de forma consensual tais como Divórcio Consensual, Homologação de Alimentos, Visitas, Guarda, Conversão de Separação em Divórcio Consensual e demais ação de Direito de família que possam ser realizadas de forma consensual pelo casal.

Centro Integrado de Cidadania Avenida Maruípe, 2544 SEG-SEX, 12h às 19h 3382-5476