Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) . . . . . . . . .

um serviço da Prefeitura Municipal de Vitória, realizado por intermédio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), cujo objetivo é prevenir e reduzir a violência doméstica, familiar e de gênero por meio de equipe psicossocial. Com o seu funcionamento desde o ano de 2006, o serviço é prestado de forma articulada com a rede socioassistencial e meios jurídicos e objetiva trabalhar as dimensões das relações violentas tanto com as vítimas quanto com a outra parte envolvida, visando o fortalecimento dos mecanismos psicológicos e sociais para que a mulher possa enfrentar e superar a situação de violência,como também, receber informações para a garantia de seus direitos. Não há necessidade de agendamento prévio para o primeiro atendimento.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Como faço para ser atendidido no Cavvid?

O cidadão deve se dirigir ao Centro Integrado de Cidadania - CIC, na Av. Maruípe, nº 2544, Itararé. Sendo atendimento presencial, de segunda à sexta, de 07:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00h.

O que é Cavvid?

É um serviço da Prefeitura Municipal de Vitória, realizado por intermédio da Semcid (Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos), cujo objetivo é prestar atendimento especializado e humanizado ás Vítimas de Violência Doméstica, Discriminação Racial e por Orientação Sexual. O Serviço é prestado de forma articulada com a Rede Socioassistencial do município.

Qual o objetivo do serviço do Cavvid?

Trabalhar as dimensões das relações violentas tanto com a vítima quanto com o agressor, visando o fortalecimento dos mecanismos psicológicos e sociais para que a pessoa possa enfrentar e superar a situação de violência e/ou discriminação na qual está envolvida(o) e, assim, alcançar mudança de comportamento e a garantia de seus direitos.

Qual o público atendido pelo Cavvid?

Nos casos de violência doméstica e discriminação racial, são atendidos os moradores do município de Vitória. Já nos casos de discriminação por orientação sexual, o atendimento abrange todo o estado.

Qual é o atendimento prestado pela Cavvid?

Acolhimento, acompanhamento social, psicológico e psicossocial, bem como orientação jurídica.

Como é feito o atendimento do Cavvid?

Inicia-se com o acolhimento realizado pela equipe técnica de plantão, formada por psicólogo e assistente social. Neste momento são identificadas as demandas imediatas e feitos os encaminhamentos necessários. Os atendimentos posteriores são agendados conforme a necessidade e a disponibilidade da pessoa que procura pelo serviço.

O que é violência física?

São danos causados por meio de força física, armas ou instrumentos que provoquem lesão, podendo ocasionar consequências físicas e/ou psicológicas. Dependendo da gravidade pode causar danos temporários ou permanentes.

O que é violência psicológica?

É toda ação que causa dano à autoestima e/ou desenvolvimento da pessoa. Inclui ameaças, humilhações, ridicularizações, chantagens, controle de suas ações, comportamentos, crenças e decisões, crítica pelo desempenho sexual, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e a autodeterminação. Este tipo de violência é muito difícil de ser identificada, mas acontece com muita frequência.

O que é violência sexual?

É qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade; que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição mediante intimidação, ameaça, coação, suborno, manipulação ou uso da força.

O que é violência patrimonial?

É quando há a retenção de documentos pessoais, roupas, destruição total ou parcial de objetos, instrumentos de trabalho, bens e valores e direitos ou recursos econômicos.

O que é violência moral?

É qualquer conduta que configure calunia e difamação ou injúria

O que é injúria?

A injúria pode ser compreendida como uma atribuição da qualidade negativa à determinada vítima que seja ofensiva à honra subjetiva e que esteja constituída de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.

O que é discriminação racial?

Entende-se por discriminação racial qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência em função da raça, cor, ascendência, origem nacional ou étnica, que tenha por objetivo ou produza como resultado a anulação ou restrição do reconhecimento, fruição ou exercício, em condições de igualdade, de direitos, liberdades e garantias ou de direitos econômicos, sociais e culturais.

O que é racismo?

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial.