Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV) . . . . . . . . .

um serviço da Prefeitura Municipal de Vitória, realizado por intermédio da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), cujo objetivo é prevenir e reduzir a violência doméstica, familiar e de gênero por meio de equipe psicossocial. Com o seu funcionamento desde o ano de 2006, o serviço é prestado de forma articulada com a rede socioassistencial e meios jurídicos e objetiva trabalhar as dimensões das relações violentas tanto com as vítimas quanto com a outra parte envolvida, visando o fortalecimento dos mecanismos psicológicos e sociais para que a mulher possa enfrentar e superar a situação de violência,como também, receber informações para a garantia de seus direitos. Não há necessidade de agendamento prévio para o primeiro atendimento.

Como faço para ser atendidido no Cavvid?

O cidadão deve se dirigir ao Centro Integrado de Cidadania - CIC, na Av. Maruípe, nº 2544, Itararé. Sendo atendimento presencial, de segunda à sexta, de 07:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00h.

O que é Cavvid?

É um serviço da Prefeitura Municipal de Vitória, realizado por intermédio da Semcid (Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos), cujo objetivo é prestar atendimento especializado e humanizado ás Vítimas de Violência Doméstica, Discriminação Racial e por Orientação Sexual. O Serviço é prestado de forma articulada com a Rede Socioassistencial do município.

Qual o objetivo do serviço do Cavvid?

Trabalhar as dimensões das relações violentas tanto com a vítima quanto com o agressor, visando o fortalecimento dos mecanismos psicológicos e sociais para que a pessoa possa enfrentar e superar a situação de violência e/ou discriminação na qual está envolvida(o) e, assim, alcançar mudança de comportamento e a garantia de seus direitos.

Qual o público atendido pelo Cavvid?

Nos casos de violência doméstica e discriminação racial, são atendidos os moradores do município de Vitória. Já nos casos de discriminação por orientação sexual, o atendimento abrange todo o estado.

Qual é o atendimento prestado pela Cavvid?

Acolhimento, acompanhamento social, psicológico e psicossocial, bem como orientação jurídica.

Como é feito o atendimento do Cavvid?

Inicia-se com o acolhimento realizado pela equipe técnica de plantão, formada por psicólogo e assistente social. Neste momento são identificadas as demandas imediatas e feitos os encaminhamentos necessários. Os atendimentos posteriores são agendados conforme a necessidade e a disponibilidade da pessoa que procura pelo serviço.

O que é violência física?

São danos causados por meio de força física, armas ou instrumentos que provoquem lesão, podendo ocasionar consequências físicas e/ou psicológicas. Dependendo da gravidade pode causar danos temporários ou permanentes.

O que é violência psicológica?

É toda ação que causa dano à autoestima e/ou desenvolvimento da pessoa. Inclui ameaças, humilhações, ridicularizações, chantagens, controle de suas ações, comportamentos, crenças e decisões, crítica pelo desempenho sexual, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à saúde psicológica e a autodeterminação. Este tipo de violência é muito difícil de ser identificada, mas acontece com muita frequência.

O que é violência sexual?

É qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada; que a induza a comercializar ou a utilizar, de qualquer modo, a sua sexualidade; que a impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que a force ao matrimônio, à gravidez, ao aborto ou à prostituição mediante intimidação, ameaça, coação, suborno, manipulação ou uso da força.

O que é violência patrimonial?

É quando há a retenção de documentos pessoais, roupas, destruição total ou parcial de objetos, instrumentos de trabalho, bens e valores e direitos ou recursos econômicos.

O que é violência moral?

É qualquer conduta que configure calunia e difamação ou injúria

O que é injúria?

A injúria pode ser compreendida como uma atribuição da qualidade negativa à determinada vítima que seja ofensiva à honra subjetiva e que esteja constituída de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem.

O que é discriminação racial?

Entende-se por discriminação racial qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência em função da raça, cor, ascendência, origem nacional ou étnica, que tenha por objetivo ou produza como resultado a anulação ou restrição do reconhecimento, fruição ou exercício, em condições de igualdade, de direitos, liberdades e garantias ou de direitos econômicos, sociais e culturais.

O que é racismo?

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial.