Mediação de Conflitos - Centro Especializado em Direitos Humanos . . . . . . . . .

É um serviço que estimula a pessoa a construir e a escolher seus próprios caminhos para a realização da justiça, de maneira pacífica, por meio da atuação de mediadores de conflitos. Estes são profissionais capacitados que buscam criar ambientes propícios para o diálogo entre as partes. Trata-se de um procedimento sigiloso, voluntário, informal e seu resultado é muito mais rápido do que o processo da justiça tradicional.

Onde fica localizado a Coordendação de Mediação de Conflitos?

O cidadão deve se dirigir ao Centro Integrado de Cidadania - CIC, na Av. Maruípe, nº 2544, Itararé. Sendo atendimento presencial, de segunda à sexta, de 08:00 às 17:00h.

O que é Mediação de Conflitos?

É um serviço da Prefeitura Municipal de Vitória, realizado por intermédio da Semcid (Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos), cujo objetivo é estimular a pessoa a construir e a escolher seus próprios caminhos para a realização da justiça, de maneira pacífica, por meio da atuação de mediadorres de conflitos, profissionais capacitados que buscam criar ambientes propícios para o diálogo entra as partes. Trata-se de um procedimento sigiloso, voluntário, informal e seu resultado é muito mais rápido do que o processo da justiça tradicional.

Quais são os tipos de Atendimento?

Pensão alimentícia, guarda dos filhos, regulamentação de vista aos filhos, divórcio, dissolução de união estável.

Qual é o público atendido?

São atendidos os moradores do município de Vitória com renda de até 03 (três) salários mínimos.

Como é feito o atendimento?

O atendimento é presencial e é realizado por mediadores que avaliam o conflito, registram o seu relato num programa de computador e no mesmo dia enviam uma carta convidando a outra parte envolvida no conflito para comparecer na data agendada para participar da mediação. Esta correspondência poderá ser levada em mãos ou encaminhada pelo correio. No dia agendado as partes com o auxilio do mediador buscam solucionar o conflito de forma amigável. Quando a mediação necessita de homologação judicial ou não se torna possível o acordo, as pessoas são encaminhadas à Assistência Jurídica da Casa do Cidadão, realizada pela Defensoria Pública Estadual ou por Núcleos de Práticas Jurídicas, que serão encarregados do caso e ajuizarão a ação judicial.

Quais documentos são necessários para ser atendido?

Dirigir-se pessoalmente a Coordenação de Mediaçõ de Conflitos na Casa do Cidadão de Vitória munido dos seguintes documentos: - prova de sua renda igual ou inferior a três salários mínimos; - documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF, CTPS); - comprovante de residência em Vitória (conta de água, luz, telefone.

Centro Integrado de Cidadania Avenida Maruípe, 2544 SEG-SEX, 12h às 19h 3382-5361