Serviço de Acolhimento Institucional (Adultos e Famílias) . . . . . . . . .

Acolhimento provisório com estrutura para acolher com privacidade pessoas do mesmo sexo ou grupo familiar. É previsto para pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.
Deve estar distribuído no espaço urbano de forma democrática, respeitando o direito de permanência e usufruto da cidade com segurança, igualdade de condições e acesso aos serviços públicos.

Como faço para encaminhar uma pessoa para o Abrigo de População de Rua?

O Abrigo atende à população adulta em situação de rua e o encaminhamento é feito após a triagem do CREAS Pop - Centro de Referencia Especializado de Assistência Social de População de Rua e, dependendo do caso, pode ser que não necessite de encaminhamento para o Abrigo, mas sim para outro projeto.

Eu vim de outro Estado procurar emprego e me roubaram tudo. Posso ficar no Abrigo?

Não. Vitória tem um projeto específico para atender a pessoas nessa situação, que é o Albergue para Migrantes.

O que é a Casa Lar?

É um projeto da prefeitura que atende ex - moradores de rua com transtorno mental encaminhados pelo abrigo de população de rua.

Como funciona a Casa Lar?

O projeto funciona em tempo integral e propicia alimentação, higienização, atividades de lazer, atendimento psicológico, atendimento socioassistencial, enfermagem, encaminhamento para CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial).

Quais os tipos de pessoas são acolhidos na Casa Lar?

Ex-moradores de rua maiores de 18 anos com transtorno mental encaminhados pelo abrigo.

Vocês recebem doação? Quais os tipos?

Sim. Alimentação, roupas, material de higiene e limpeza, móveis em bom estado de conservação

Como se faz para colocar uma pessoa com transtorno mental na Casa Lar?

A porta de entrada do projeto é o Abrigo, todos os moradores de rua serão inicialmente atendidos pela abordagem social de rua, se necessário encaminhadas para o Creas Pop, onde será verificada a possibilidade de encontrar a família. Se não, este morador será encaminhado para o Abrigo, onde haverá uma busca mais detalhada pelos familiares. Se desses não houver possibilidade de reinserção e o morador tiver transtorno mental será encaminhado para a casa lar.

Como faço para conseguir uma vaga na Hospedagem Noturna para população de rua?

A vaga na Hospedagem é disponibilizada através do Serviço de Abordagem de Rua ou através de demanda espontânea. No caso de demanda espontânea há uma lista que fica no Projeto, onde o usuário terá que colocar seu nome e aguardar por uma vaga.

Como faço para conseguir uma vaga na Hospedagem Noturna para uma pessoa de rua que está debilitado?

Neste caso o munícipe terá que solicitar atendimento da Abordagem de Rua. O técnico irá avaliar a situação, podendo ser encaminhado para a Hospedagem Noturna na vaga de emergência ou, se for o caso, solicitar atendimento do SAMU.

Posso encaminhar diretamente para a Hospedagem Noturna uma pessoa em situação de rua?

O ideal é solicitar a Abordagem de Rua para avaliar o caso. Mas, se a pessoa estiver no entorno do Projeto podemos informá-la sobre a lista de espera, sendo incluída o nome na mesma se ela desejar.

Como faço para conseguir uma vaga no Albergue para Migrantes?

A vaga pode ser solicitada através da Abordagem de Rua ou através de demanda espontânea.

Cheguei na cidade de Vitória, tem algum albergue para que eu possa ficar?

Sim. Existe o Albergue que atende migrantes oriundos de outros Estados e municípios que não façam parte da Região Metropolitana do ES. O período máximo de permanência é de 07 a 10 dias.

Quero uma passagem para voltar para minha cidade, o que eu faço?

Encaminhar o usuário para o Albergue de Migrantes. Obs: Só tem direito a passagem quem nunca recebeu este benefício anteriormente.

Crianças e adolescentes também podem ficar no Albergue para Migrantes?

Somente acompanhado pelos pais ou responsáveis, com documentos.

Minha casa caiu, como faço para ir para o Alojamento de Famílias?

A inserção de famílias no Alojamento é através da Defesa Civil que irá avaliar o caso e encaminhar para o abrigamento caso seja necessário.

Centro Integrado de Cidadania Avenida Maruípe, 2544 SEG-SEX, 12h às 19h 3222-5921