Auxílio Funeral . . . . . . . . .

O auxílio-funeral é oferecido às famílias com renda per capita inferior a um quarto do salário mínimo. Podendo ser Auxílio Funeral em Serviço ou Reembolso.<br>
<br>
No caso de auxílio financeiro para reembolso, é concedido um salário mínimo para cobrir as despesas do enterro. O recurso é recebido no prazo de 45 a 60 dias. Para recebê-lo, a pessoa ou família deve comprovar morte de parente até 90 dias após o falecimento.<br>
<br>
A concessão imediata do benefício em Serviço inclui urna funerária (caixão), três remoções (transporte do corpo) e pagamento de taxas de sepultamento.<br>
Documentos necessários: Certidão de Óbito (original e duas cópias); Carteira de Trabalho dos integrantes da família; CPF recadastrado (duas cópias); Recibo de água ou luz. <br>
Como solicitar:<br>
O benefício pode ser solicitado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Procure o Cras que atende ao seu bairro.
Nos finais de semana e feriados, a solicitação pode ser feita por meio do Fala Vitória 156.

Onde solicitar o Auxílio Funeral?

De segunda a sexta, das 8h às 17h, as solicitações devem ser realizadas nos CRAS (ver endereço do GUIA DE ENDEREÇOS) de sua região. Nos demais horários, a solicitação poderá ser feita através do Fala Vitória 156.

Quais os critérios para ser beneficiário do Auxílio Funeral?

- Morar no Município de Vitória; - Renda per capita igual ou inferior a ¼ do salário mínimo;

Quais os documentos necessários?

1. Certidão de óbito original e duas vias; 2. Caso não tenha a certidão de óbito será aceita a declaração dada pelo médico ou hospital constando o óbito 3.Nos casos de obito no Pronto Atendimento, não será necessário nem a Certidão de óbito e nem a Declaração. 4. CPF regular: 02 cópias em folhas separadas; 5. Identidade; 6. Comprovante de residência recente; 7. Nota fiscal emitida pela funerária em nome do requerente; 8. Comprovante de renda de todos que residem na mesma casa (carteira de trabalho ou recibo);

Qual o valor do Auxílio Funeral?

O valor de auxílio por morte será de um salário mínimo vigente, sendo o pagamento efetuado em espécie ou serviço.

Qual o prazo para recebimento do Auxílio Funeral?

O prazo para pagamento será de 45 a 60 dias após o requerimento do respectivo auxílio.

Qual o prazo para dar entrada no Auxílio Funeral?

O requerimento do auxílio deve ser feito antes de completar 90 (noventa) dias do falecimento.

Como será efetuado o pagamento?

O Auxilio por Morte será pago diretamente a um integrante da família beneficiada: esposa, ou esposo, companheiro ou companheira, filho, irmão, irmã ou parente com quem o falecido constituía. No caso dos que moram sozinhos, considera-se beneficiário quem assume as despesas do funeral (com comprovantes) Art. 18 da Resolução COMASV 001/98.

O que é auxílio por morte REEMBOLSO?

O pagamento é efetuado após o sepultamento.

O que é auxílio por morte EM SERVIÇO?

O pagamento do auxílio é efetuado durante o período de sepultamento, ou seja: a liberação de recurso para aquisição de uma funerária e despesas com sepultamento (liberação da taxa de sepultamento); 3(três) translados, flores, formol - não tem necessidade de ser em todos os casos.

Quais os cartórios de plantão nos finais de semana?

Cartório Sarlo 3137-2601 Casa do Cidadão. Cartório Zilma Leite 3223-8419 Contato com funcionários de plantão. Cartório Amorim 3227-4597 / 3337-5037 Contato com funcionários de plantão.

A remoção pode ser feita em outros municípios?

Não pode ser realizada.

O SAMU pode solicitar auxílio funeral pelo cidadão beneficiado?

Não pode.

Os hospitais podem solicitar o auxílio funeral pelo cidadão beneficiado?

Não podem.

As lideranças comunitárias podem solicitar auxílio funeral pelo cidadão beneficiado?

Não pode.

Centro Integrado de Cidadania Avenida Maruípe, 2544 SEG-SEX, 12h às 19h 3132-8065 Fala Vitória 156.