Auxílio Funeral . . . . . . . . .

O auxílio-funeral é oferecido às famílias com renda per capita inferior a um quarto do salário mínimo. Podendo ser Auxílio Funeral em Serviço ou Reembolso.<br>
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No caso de auxílio financeiro para reembolso, é concedido um salário mínimo para cobrir as despesas do enterro. O recurso é recebido no prazo de 45 a 60 dias. Para recebê-lo, a pessoa ou família deve comprovar morte de parente até 90 dias após o falecimento.<br>
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A concessão imediata do benefício em Serviço inclui urna funerária (caixão), três remoções (transporte do corpo) e pagamento de taxas de sepultamento.<br>
Documentos necessários: Certidão de Óbito (original e duas cópias); Carteira de Trabalho dos integrantes da família; CPF recadastrado (duas cópias); Recibo de água ou luz. <br>
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Como solicitar:<br>
O benefício pode ser solicitado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Procure o Cras que atende ao seu bairro.
Nos finais de semana e feriados, a solicitação pode ser feita por meio do Fala Vitória 156.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Onde solicitar o Auxílio Funeral?

De segunda a sexta, das 8h às 17h, as solicitações devem ser realizadas nos CRAS (ver endereço do GUIA DE ENDEREÇOS) de sua região. Nos demais horários, a solicitação poderá ser feita através do Fala Vitória 156.

Quais os critérios para ser beneficiário do Auxílio Funeral?

- Morar no Município de Vitória; - Renda per capita igual ou inferior a ¼ do salário mínimo;

Quais os documentos necessários?

1. Certidão de óbito original e duas vias; 2. Caso não tenha a certidão de óbito será aceita a declaração dada pelo médico ou hospital constando o óbito 3.Nos casos de obito no Pronto Atendimento, não será necessário nem a Certidão de óbito e nem a Declaração. 4. CPF regular: 02 cópias em folhas separadas; 5. Identidade; 6. Comprovante de residência recente; 7. Nota fiscal emitida pela funerária em nome do requerente; 8. Comprovante de renda de todos que residem na mesma casa (carteira de trabalho ou recibo);

Qual o valor do Auxílio Funeral?

O valor de auxílio por morte será de um salário mínimo vigente, sendo o pagamento efetuado em espécie ou serviço.

Qual o prazo para recebimento do Auxílio Funeral?

O prazo para pagamento será de 45 a 60 dias após o requerimento do respectivo auxílio.

Qual o prazo para dar entrada no Auxílio Funeral?

O requerimento do auxílio deve ser feito antes de completar 90 (noventa) dias do falecimento.

Como será efetuado o pagamento?

O Auxilio por Morte será pago diretamente a um integrante da família beneficiada: esposa, ou esposo, companheiro ou companheira, filho, irmão, irmã ou parente com quem o falecido constituía. No caso dos que moram sozinhos, considera-se beneficiário quem assume as despesas do funeral (com comprovantes) Art. 18 da Resolução COMASV 001/98.

O que é auxílio por morte REEMBOLSO?

O pagamento é efetuado após o sepultamento.

O que é auxílio por morte EM SERVIÇO?

O pagamento do auxílio é efetuado durante o período de sepultamento, ou seja: a liberação de recurso para aquisição de uma funerária e despesas com sepultamento (liberação da taxa de sepultamento); 3(três) translados, flores, formol - não tem necessidade de ser em todos os casos.

Quais os cartórios de plantão nos finais de semana?

Cartório Sarlo 3137-2601 Casa do Cidadão. Cartório Zilma Leite 3223-8419 Contato com funcionários de plantão. Cartório Amorim 3227-4597 / 3337-5037 Contato com funcionários de plantão.

A remoção pode ser feita em outros municípios?

Não pode ser realizada.

O SAMU pode solicitar auxílio funeral pelo cidadão beneficiado?

Não pode.

Os hospitais podem solicitar o auxílio funeral pelo cidadão beneficiado?

Não podem.

As lideranças comunitárias podem solicitar auxílio funeral pelo cidadão beneficiado?

Não pode.

LOCALIZAÇÃO

Local Endereço Funcionamento Telefones Detalhamento
Centro Integrado de Cidadania Avenida Maruípe, 2544 SEG-SEX, 12h às 19h 3132-8065 Fala Vitória 156.