Centro de Referência de Atendimento ao Idoso - CRAI . . . . . . . . .

OO Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI) se insere na rede de atenção à saúde como um ponto de Atenção Ambulatorial Especializado, que oferece atendimento em geriatria e gerontologia, destinado a pessoas idosas com idade acima de 60 anos, moradoras do Município de Vitória, com agravos de saúde e comprometimento da capacidade funcional.

O atendimento é realizado por equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por: geriatras, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, auxiliares e técnicos de enfermagem.

O CRAI oferta atenção especializada em saúde do idoso e apoio matricial às equipes da Atenção Básica. Este matriciamento se constitui em uma estratégia de apoio às equipes para o manejo de casos mais complexos, com compartilhamento de saberes e práticas visando o fortalecimento e ampliação das ações voltadas para a saúde da pessoa idosa.

O encaminhamento ao CRAI é feito pelo médico na Unidade Básica de Saúde do Município de Vitória, do território onde o idoso reside, sendo precedido de avaliação pela equipe da Atenção Básica responsável por seu acompanhamento.

Este serviço é atendido pelo 156 online

Este serviço faz parte do 156 da Prefeitura de Vitória, portanto pode ser solicitado das seguintes formas:

  • Online, pelo formulário de solicitações de qualquer computador com internet;
  • Pelo APP Vitória Online, de qualquer smartphone com iOS ou Android conectado à internet e;
  • Pelo telefone, ligando para 156 de qualquer telefone fixo ou celular dentro da cidade de Vitória (custo de uma ligação local).

Aproveite as formas online para fazer sua solicitação de forma mais rápida e confortável.

dúvidas frequentes

Onde encontro atendimento de saúde para o idoso no Município de Vitória?

Em todas as Unidades Básicas de Saúde, no CRAI, nos Pronto Atendimentos e em centros de referências de Vitória (CAPS, CAPS-AD, CAPSSP, IST/AIDS).

Como funciona o CRAI?

De segunda a sexta, de 07:00h às 19:00h, com agendamento programado e sempre encaminhado pelas Unidades Básicas de Saúde do Município de Vitória.

Como faço para entrar no CRAI?

O paciente deve ser acompanhado pela Unidade Básica de Saúde de seu território, sendo avaliado e encaminhado pelo médico da Unidade ao CRAI.

Qual idoso pode ser atendido no CRAI?

Idoso com idade acima de 60 anos, morador do município de Vitória, com agravos de saúde que comprometem sua capacidade funcional (autonomia e independência) por doenças não transmissíveis e incapacitantes comuns no envelhecimento, tais como: parkinson, demências, acidente vascular cerebral, entre outras, e sempre encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do Município de Vitória.

Eu posso se atendido no CRAI somente para a fisioterapia e fonoaudiologia?

Não. O paciente é avaliado e acompanhado por toda a equipe multidisciplinar.

Paciente passando mal pode vir ao CRAI?

Não. O paciente passando mal deve procurar imediatamente o Pronto Atendimento, depois manter contato com o CRAI.

Fica paciente internado no CRAI?

Não. O atendimento no CRAI é apenas ambulatorial.

Quais especialidades tem o CRAI?

O CRAI possui uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por: geriatras, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais, auxiliares e técnicos de enfermagem. Não dispõe de outras especialidades médicas.

Os profissionais fazem visita domiciliar?

Não. Apenas quando solicitado pela equipe da Unidade Básica de Saúde do território onde o paciente reside.

O CRAI oferece cadeiras de rodas e fraldas?

Não. A família recebe orientação de onde e como conseguir.

O CRAI atende urgência?

Não. Os casos de urgências devem ser encaminhados imediatamente ao Pronto Atendimento.

LOCALIZAÇÃO

Local Endereço Funcionamento Telefones Detalhamento
Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 Crai SEG-SEX, 7h às 19h 3132-5010