Serviço Especializado em Abordagem Social . . . . . . . . .

Serviço ofertado com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras, são consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, e outros. O Serviço busca a resolução de necessidades imediatas e promove a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos.

Quando devo ligar para a abordagem?

O Serviço Especializado em Abordagem Social realiza o monitoramento/busca ativa de pessoas em situação de rua nos territórios da cidade. Pode-se acionar a abordagem para solicitar atendimento social a pessoas em situação de rua, ou seja, pessoas, independentemente da faixa etária que estejam em alguma atividade informal de obtenção de renda nas ruas, como pedir esmolas e realização de pequenos serviços utilizando os espaços públicos como moradia.

Quando não devo ligar para a abordagem?

Em caso de ocorrência; de ilícitos como brigas, furtos ou roubos e tráfico ou consumo de entorpecentes envolvendo pessoas em situação de rua deve-se acionar os serviços de segurança pública; em emergências de saúde os serviços de saúde devem ser acionados.

Quem pode solicitar atendimento de abordagem?

Qualquer pessoa física desde que para atendimento a pessoa em situação de rua.

Qual o horário de funcionamento da Abordagem?

De segunda à sexta-feira, o horário de funionamento é de 08h às 23h. E nos finais de semana e feriados o horário de funcionamento é de 08h às 22h.

O que a abordagem faz?

O Serviço Especializado em Abordagem Social realiza o monitoramento dos territórios da cidade, busca ativa e atendimento de solicitações através do 156. Identifica as pessoas em situação de rua, realiza abordagens para identificação e encaminhamento de demandas para serviços socioassistencias entre outros e realiza acompanhamento psicossocial com vistas a superação da situação de rua.

Por que não recolhem as pessoas que estão em situação de rua?

Desde a Constituição Federal de 1988, o recolhimento compulsório de pessoas não é mais autorizado no Brasil. Além disso, os estudos sobre pessoas em situação de rua apontam para ineficácia deste tipo de ação.

Tem algum Abrigo onde eles podem ficar?

A Prefeitura de Vitória por meio da Secretaria de Assistência Social desenvolve serviços de Acolhimento Institucional para crianças, adolescentes e adultos. São 5 espaços de acolhimento de adultos, 7 de crianças e adolescentes e 2 de famílias, organizados por perfis de atendimento.

Quem é encaminhado para os Abrigos?

São encaminhados para os abrigos os casos em que a equipe psicossocial identifica a necessidade e perfil para abrigamento ou no caso de crianças e adolescentes por encaminhamento dos Conselhos Tutelares ou Vara da Infância.

Por que todos não ficam no Abrigo?

Nem todas as pessoas que estão nas ruas não possuem casa ou desejam o abrigamento. Um dos aspectos da situação de rua está relacionada a LIBERDADE das ruas. Estar nos abrigos implica também a necessidade de aceitação de certas condicionalidades e regras de convivência.

Por que a abordagem ficou conversando e foi embora deixando as pessoas no local?

O serviço de abordagem identifica demandas de natureza objetiva, por exemplo, uma pessoa que durante uma viagem passou por Vitória e sem dinheiro para continuar a viagem veio para as ruas e a encaminha para o Albergue onde esta pessoa poderá dormir e receber passagem para retorno a sua cidade, e demandas não objetivas; a pessoa veio morar nas ruas e está nas ruas a muito tempo, ou por exemplo, crianças que trabalham nas ruas, onde é necessário um trabalho mais processual com acompanhamento psicossocial para organização de projetos de vida, etc. A abordagem de rua é apenas o início do trabalho que envolverá outras instituições de atendimento e a família da pessoa em situação de rua.

Quem são as pessoas que trabalham na abordagem?

Os profissionais que trabalham na abordagem de rua são em sua maioria Assistentes Sociais e Psicólogos.

A equipe de abordagem fala para as pessoas em situação de rua quem fez a reclamação?

A equipe de abordagem jamais identifica para a pessoa em situação de rua o solicitante do atendimento.

Centro de Referência Especializado da Assistência Social - Região Bento Ferreira Rua José Carvalho, 374 TODOS, SEG à SEX 08:00-23:30.SAB, DOM e Feriados 08-22:30 3132-1719
Centro de Referência Especializado da Assistência Social - Região Centro Rua Aristides Freire, 36 TODOS, SEG à SEX 08:00-23:30.SAB, DOM e Feriados 08-22:30 3132-8065
Centro de Referência Especializado da Assistência Social - Região Maruípe Rua Dom Pedro I, 43 TODOS, SEG à SEX 08:00-23:30.SAB, DOM e Feriados 08-22:30 3233-3420