Casa de Acolhimento Crianças e Adolescentes . . . . . . . . .

Os serviços de acolhimento institucional são destinados a meninos e meninas, de 0 a 18 anos incompletos, em situação de vulnerabilidade pessoal e social, impossibilitados de retornar à convivência familiar e comunitária. As crianças e adolescentes são encaminhados por meio do Conselho Tutelar, da Vara da Infância e Juventude de Vitória e do Ministério Público. Os espaços de acolhimento integram a rede de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

Existem adolescentes que pertencem a um abrigo e estão usando drogas na região. O que devo fazer?

Faça contato com a coordenação do serviço de acolhimento institucional pelo telefone 3382.6160.

Tenho interesse em adotar uma criança. Como devo proceder?

Procure a Vara da Infância e Juventude de Vitória.

Tenho interesse em adotar uma criança/adolescente que vive no abrigo. Como devo proceder?

Procure a Vara da Infância e Juventude de Vitória.

Conheço uma criança/adolescente que é vitima de violência. Como devo agir?

Procure o Conselho Tutelar. - Região da Grande Maruípe: tel. 3315-4983 - Região Centro: tel. 3132-7058

Qual o principal motivo da retirada de criança/adolescente de suas famílias?

As crianças/adolescentes são retiradas de suas famílias em decorrência de violação grave de direitos: violência física ou psicológica, negligência, abandono, maus tratos, etc. O abrigo é um espaço de proteção. Somente o Conselho Tutelar pode retirar crianças/adolescentes de suas famílias.

Crianças e adolescentes acolhidos têm relação com ato infracional?

As crianças e adolescentes acolhidos não cometeram ato infracional, e sim sofreram violação de seus direitos básicos, por isso estão sob medida de proteção por parte do município.

Os abrigos são ligados a quem?

Todos os abrigos gerenciados pela Prefeitura Municipal de Vitória e funcionam em parceria com organizações da sociedade civil.

As crianças que vivem em abrigo estão disponíveis para serem adotadas por qualquer pessoa da sociedade?

Não. As crianças e adolescentes acolhidos podem voltar para as suas famílias habilitadas pelo Cadastro Nacional de Adotantes. A família interessada em adotar deve procurar a Vara da Infância e Juventude de Vitória.

As crianças/adolescentes abrigadas estudam, usam quais serviços de saúde, fazem que tipo de lazer?

As crianças/adolescentes usam os serviços públicos disponíveis na rede de serviços do município de Vitória; utilizam as escolas da rede, as unidades de saúde e hospitais da rede e usam os serviços de lazer destinados aos moradores do município de Vitória.

Centro de Vivência II Rua Marechal Floriano, 427 TODOS, 24h 3382-6160
Casa Lar I Avenida Paulino Muller, 402 TODOS, 24h 3382-6160
Centro de Vivência 3 - Casa Verde Rua Ludovico Pavoni, Sn TODOS, 24h 3382-6160
Casa do Acolhimento Infantil Rua Manoel Ferreira Constantino 1, 47 SEG-SEX, 8h às 18h 3322-9128